Olá, bem-vind@!

Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".

Está Pensando Em Comprar Um Notebook? Pense Duas (Dez?) Vezes.

CameronCameron Member
editado April 13 em Religião é veneno
Alguns meses atrás eu vi análises e muita gente falando bem da nova linha de processadores da Intel de 8° geração para notebooks, pela primeira vez em muitos anos a empresa acordou com a competição da AMD, antes esses produtos recebiam melhorias quase nulas, no caso do i5 8250u dobraram o número de núcleos de 2/4 do i5 7200u para 4/8.

Com isso em mente pesquisei um notebook novo para comprar e o mais em conta que eu achei foi um Samsung da linha Expert por R$ 2099,00 em uma promoção, e a partir daí foi uma decepção atrás da outra.

Um painel TN e uma webcam lembrando muito o padrão Positivo de "qualidade", um hd lerdo e a única coisa que prestava, o processador, veio de fábrica com um limite máximo de 88% da capacidade.

Qual o motivo? Cortar custos, com esse procedimento eles podem mandar o carregador mais vagabundo (conector tão fininho que parecia de tablet) e não precisam se preocupar muito com a refrigeração, seria cômico se não fosse trágico, imagine você ir ao açougue e pedir 1k de carne e lhe entregarem apenas 880g com a desculpa de estarem "cortando custos", detalhe importante, nada disso é informado no anúncio do produto e a pessoa só descobre quando roda testes especializados e benchmarks, o que não é o caso da maioria.

Depois de apenas 5 meses decidi anunciar a tralha na OLX por 60% do valor e mesmo assim fiquei aliviada por me livrar do aparelho.

Para a minha tristeza outras empresas como Lenovo e Acer tem práticas muito semelhantes nos notebooks nessa faixa de preço, por exemplo a nova linha da Lenovo com Ryzen + Vega integrada que vem com apenas 4GB de RAM, single channel e telas resolução hd, seria o mesmo que vender uma Ferrari adaptada com um motor de Fusca...

É para perder as esperanças e desistir de comprar notebooks por aqui de uma vez por todas...

Comentários

• E olha que estava querendo um note. Ver esse cenario me desanima.

Ia comprar um usado da Sony numa loja de informatica aqui perto ia ser um tiro no escuro.
      “Não fortalecerás os fracos, por enfraquecer os fortes.    Não ajudarás os assalariados, se arruinares aquele que os paga.    Não estimularás a fraternidade, se alimentares o ódio.” [Abraham Lincoln]
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrator, Moderator
    Cameron disse:
    É para perder as esperanças e desistir de comprar notebooks por aqui de uma vez por todas...
    Os desktops baratos também tinham esses problemas, só que agora as lojas dão preferência aos notebooks.

E os nem tão baratos assim, como um HP Pavilion que vinha com o Vista e apenas 1GB de RAM. Talvez até ficasse bom na época com mais memória, mas só aceitava até 2GB.

• CameronCameron Member
    editado April 13
    Os desktops baratos também tinham esses problemas, só que agora as lojas dão preferência aos notebooks.
    Se servir de consolo a situação para montar um desktop tem melhorado, o preço insano das memórias DDR4 está caindo, dá para montar um PC decente sem placa de vídeo com os Ryzen 3 2200G e Ryzen 5 2400G por menos que esses notebooks fajutos que andam vendendo por aí.

Eu tenho uma loja que fica embaixo do meu apertamento, um notebook é muito mais prático para mim porque é muito mais simples para carregar, por esse motivo eu sempre dei preferência para notebooks por muitos anos, mas agora com esses preços e essas práticas dos fabricantes tem sido mais negócio ter um PC em cada um.

Só no Brasil mesmo... :(

• LeandroLeandro Member

A venda de celulares segue a mesma linha.

Um comprador desavisado pode ficar feliz da vida com um celular de 32GB de memória.

Porém a descrição do produto não especifica o que de fato são os 32GB:

"...conta ainda com memória de 32 GB expansível via cartão MicroSD de até 256GB (Não incluso). O processador é o Cortex-A53 Qualcomm Snapdragon com 4 núcleos e velocidade de 1.4 GHz."

Somente nas especificações técnicas é que dá pra saber o quanto de RAM ele possui:
    - RAM: 3 GB
    - Memória Max: 32 GB
    - Memória Expansível: Micro SD atè 256 GB (Não Incluso)

https://www.novomundo.com.br/smartphone-samsung-galaxy-j6-plus-camera-traseira-dupla-quad-core-32gb-vermelho-sm-j610g/p?idsku=2112829&gclid=CjwKCAjwkcblBRB_EiwAFmfyy3vGuw9OeCVz5hgMjF3qwX8OhwbVymxBoNIdzyzwvEbysoqU3WyB3BoCnT0QAvD_BwE
  • NadaSeiNadaSei Administrator, Moderator
    Até hoje eu nunca comprei um notebook. Não tenho necessidade de um portátil assim e um desktop com as mesmas configurações é sempre mais barato. Com exceção do meu primeiro 486 dx 4 100, meus desktops são sempre Franksteins montados na Santa Efigênia com o melhor custo benefício.
    “A violência comunista não foi mera aberração da psique eslava, mas sim algo diabolicamente inerente à engenharia social marxista, que, querendo reformar o homem pela força, transforma os dissidentes primeiro em inimigos, e depois em vítimas.” - Roberto Campos
  • CameronCameron Member
    editado May 3
    Até hoje eu nunca comprei um notebook. Não tenho necessidade de um portátil assim e um desktop com as mesmas configurações é sempre mais barato. Com exceção do meu primeiro 486 dx 4 100, meus desktops são sempre Franksteins montados na Santa Efigênia com o melhor custo benefício.
    Sempre foi assim mas ultimamente o disparate ficou ridículo.

PC com Ryzen pesquisando bastante por outros componentes em promoções ou usados sai o mesmo preço ou até mais barato que essas tranqueiras que eles chamam de notebooks e entrega 4x ou mais de performance, sem contar que é muito mais fácil encontrar um monitor de qualidade IPS por um valor razoável, em notebooks você só encontra uma tela decente IPS ultrapassando a barreira dos R$ 3.500,00.

• JudasJudas Moderator
    Sempre detestei a ideia de pagar caro por algo pior pra jogar só porque é portátil.

Depois dos tablets então a ideia de um notebook pra mim está sepultada pra sempre.

A úinica coisa que queria com um notebook era assistir coisas antes de dormir, já na cama e sem ter que deixar o PC e TV ligados tanto tempo gastanto energia. Com o celular que comprei isso foi resolvido. Coloco a tela com a luz mínima o volume baixo, algum documentário, Jornal da JP etc... e posso deixar ele ligado a noite toda.

E pra jogar e usar durante o dia um PC fuleiro já me bastaria já que só jogo emuladores até o PS2 e Wii. Mas tenho um com uma placa R9 que veio por engano dentro de uma das minhas guitarras pela metade do preço que valia já que como foi por engano esqueci de declarar a placa e o valor pra receita. Até hoje me dói saber que este imposto poderia ter sido bem usado pelo governo. Mas eu aprendi a conviver com isso.
  • HuxleyHuxley Member
    A Cameron disse que não recomenda que compremos notebook. Logo, segundo ela, seria melhor se optássemos por um:

a. Desktop comum ( )
    b. All-in-one ( )
    c. Tablet ( )
    d. Smartphone ( )
    e. Smart TV ( )
  • CameronCameron Member
    Smartphones graças a concorrência você consegue algo decente em todas as faixas de preço mas não era o foco desse tópico, as opções aqui eram notebook x desktop e pelo menos aqui no Brasil montar PC's está sendo bem mais vantajoso especialmente com os Ryzen, memórias e SSD's caindo de preço.
  • PercivalPercival Member
    Eu queria um note pela mobilidade e acesso basico mas tu saber que comprar isso e comprar algo que e inferior ao desktop do mesmo valor e de cair o cu da bunda com certeza.
      “Não fortalecerás os fracos, por enfraquecer os fortes.    Não ajudarás os assalariados, se arruinares aquele que os paga.    Não estimularás a fraternidade, se alimentares o ódio.” [Abraham Lincoln]
    Percival disse: Eu queria um note pela mobilidade e acesso basico mas tu saber que comprar isso e comprar algo que e inferior ao desktop do mesmo valor e de cair o cu da bunda com certeza.
    Se é para usar em casa, notebook não faz sentido, mas muita gente viaja ou visita clientes o tempo todo e precisa de um porque nem sempre um smartphone resolve.

Huxley disse: A Cameron disse que não recomenda que compremos notebook. Logo, segundo ela, seria melhor se optássemos por um:

a. Desktop comum ( )
    b. All-in-one ( )
    c. Tablet ( )
    d. Smartphone ( )
    e. Smart TV ( )
    All-in-one é ruim de modificar ou expandir. Tablet pode ser útil, mas não para tudo. Smart TV é um computador, mas o objetivo é assistir TV, portanto fica difícil usar para outras coisas.

• CameronCameron Member
    All-in-one vendidos aqui no Brasil tem todas as desvantagens somadas, são caros, hardware fraco e sem portabilidade.
  • PercivalPercival Member
    Fernando_Silva disse:
    Percival disse: Eu queria um note pela mobilidade e acesso basico mas tu saber que comprar isso e comprar algo que e inferior ao desktop do mesmo valor e de cair o cu da bunda com certeza.
    Se é para usar em casa, notebook não faz sentido, mas muita gente viaja ou visita clientes o tempo todo e precisa de um porque nem sempre um smartphone resolve.

Eu so quero pela praticidade e que meu desktop fica no quarto e quando chego a noite meu filho ta dormindo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.