Olá, bem-vind@!

Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".

Selos da Libéria e da Romênia Celebrando Santos Dumont Como Inventor do Avião (Chupa Irmãos Wright)

Comentários

  • BotânicoBotânico Member
    Tem motivos nenhuns para chuparem. O avião não foi inventado por um cara só. Santos Dumont ganhou reconhecimento oficial por ter feito uma demonstração pública do seu invento, enquanto os Wrights queriam manter certo segredo, pois queriam ganhar dinheiro com aquilo, tanto que passaram anos processando outros fabricantes de aviões.

    Wilbur Wright foi à França em 1908 e fez uma demonstração de um aparelho bem mais aperfeiçoado do que aquele que fizeram em 1904. Mostrou que era capaz de decolar sem catapulta e levavam um piloto e um passageiro e podia voar distâncias bem mais longas. Numa dessa, até os françuás começaram a achar que eles mereciam o título de pais da aviação e não o Dumont (e este ficou bem puto da vida com isso; mais puto ainda foi quando, no início da I Guerra, pelo fato de ele ter uma luneta em sua casa, estaria espionando para os chucrutes).

    Para os dias de hoje, pode-se dizer que a réplica do 14 bis VOA. Baixo, mas voa. Já a réplica que o zamericanus fizeram do Flyer, segundo as notas dos Wrigths, não conseguiu voar. Melhor pro piloto, pois estaria em perigo real e imediato. É provável que o Flyer voasse quando pegasse um bom vento frontal, ou seja, apesar de ter motor, ele tendia mais planar do que voar.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrator, Moderator
    O segundo modelo de Santos Dumont, o "Demoiselle", voou em 1907.
    demoiselle-100anos1-500x280.jpeg



  • BotânicoBotânico Member
    Pode-se dizer que foi precursor do ultra-leve. E com esse demoi aí, Dumont poderia ir praticamente a qualquer lugar, pois bastavam poucos metros para decolar e pousar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.