Olá, bem-vind@!

Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".

O fórum pode apresentar instabilidades nesse fim de semana, pois está em reparo.

Médico homeopata pode perder registro por vender arquivos de áudio que “curam” doenças

PercivalPercival Member
editado May 28 em Religião é veneno
20180528snake-oil.jpg
Um “médico” da Califórnia forçou demais a amizade e pode perder seu registro de medicina por isso: o dr. William Edwin Gray III foi pego vendendo arquivos de áudio que segundo ele, são capazes de “carregar o sinal energético dos remédios homeopáticos” e curar uma série de doenças infecciosas sérias, como cólera, SARS, gripe suína, malária, febre tifoide e até ebola.

Segundo a acusação (cuidado, PDF), o dr. Gray (que é formado em medicina por Stanford mas não deve ter um quadro no sótão) está sendo acusado de negligência grosseira por oferecer um tratamento ineficaz para doenças perigosas, num nível que o Conselho Médico da Califórnia acha que está muito além do que já é tolerado com a homeopatia tradicional; apesar dos pesares, ela é reconhecida como um ramo legítimo da medicina e mesmo que sejam só comprimidos de água e farinha, há o Efeito Placebo.

De acordo com as informações obtidas, o método do dr. Gray consistia em passar amostras de remédios homeopáticos (também conhecidos como água) através de bobinas eletrificadas e registrar quaisquer sons emitidos, editando-os em arquivos de áudio de 13 segundos. O pacote completo dos “sons homeopáticos” conta com 263 arquivos diferentes, chamados de “eRemedies” e vendidos a US$ 5 cada um; os potenciais pacientes podem adquirir os placebos através do site do dr. Gray.

O site também descreve uma campanha de “cura de ebola por telefone”, datada de 2014 que consiste em “tocar o eRemedy apropriado várias vezes em uma hora”, o que o dr. Gray afirma ser eficaz contra a doença.

Em sua lógica diluída, o dr. Gray diz que não deverá brigar contra as alegações (tradução: ele sabia que estava fazendo besteira) visto que custaria muito caro investir em um processo em que eventualmente acabará derrotado, e agora o Conselho discute qual a melhor forma de proceder. Na melhor das hipóteses o picareta terá seu registro cassado e será impedido de clinicar, mas também há a possibilidade de que apenas uma suspensão seja aplicada.

O Conselho de Medicina da Califórnia não informa ter ouvido pacientes do dr. Gray, que de qualquer forma não chegam a ser examinados e apenas compram os arquivos online (há inclusive um plano de assinatura, que dá direito a 25 áudios por US$ 100), mas é bem provável que haja um número considerado de incautos que acreditam nessa papagaiada e acabarão por defender o método. Em todo caso, as chances do picareta se safar dessa são bem pequenas.Fonte: Los Angeles Times.

https://meiobit.com/385044/eua-medico-picareta-vende-som-homeopatia-cura-ebola-sars-gripe-suina-ameacado-perda-registro/
  “Não fortalecerás os fracos, por enfraquecer os fortes.    Não ajudarás os assalariados, se arruinares aquele que os paga.    Não estimularás a fraternidade, se alimentares o ódio.” [Abraham Lincoln]

Comentários

  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrator, Moderator
    A cada minuto nasce mais um otário. Se bem que essa história de "cura pelo som" faz tanto sentido quanto "memória da água", portanto deveria ser tão aceita quanto a homeopatia.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.