Olá, bem-vind@!

Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".

O estranho momento em que o Brasil imitou South Park

O estranho momento em que o Brasil imitou South Park
 20180802maxresdefault.jpg

South Park é famoso por ser pé na porta, mas uma característica que deveria ser mais apreciada é a capacidade da série de lidar com temas controversos de forma não-maniqueísta. Eles já me fizeram mudar de idéia sobre vários temas, incluindo se Tom Cruise deve sair do armário. A capacidade de Matt Stone e Trey Parker em transformar em sátira os temas do momento é invejável, e poucas vezes eles foram tão felizes quanto na 19a Temporada, quando criticaram tanto a turma do politicamente correto quanto seus detratores.

 O melhor episódio da temporada talvez tenha sido o S19E05, “Safe Space”.


 Nele Eric Cartman, que decidiu virar politicamente correto para se aproveitar do PC Principal, o novo diretor PC da escola, aparece chorando dizendo que postou uma foto na Internet de cueca fazendo pose de fortão e um monte de gente postou comentários maldosos.

 20180802screenshot-02_08_2018-10_08_34.jpg

Mr Mackey, o conselheiro da escola diz que talvez ele não devesse ter postado uma foto de cueca online, mas é interrompido aos gritos pelo PC Principal dizendo que ele está culpando a vítima e Body Shaming é errado. A solução que ele encontra é convocar vários estudantes para monitorar as redes sociais do Cartman e apagar todos os comentários negativos. Kyle e Wendy se recusam, preferem duas semanas de detenção. Butters aceita, e diariamente entrega a Cartman um relatório cheio de comentários positivos, só coisas boas.


 Logo Steven Seagal, que é alvo de comentários gordofóbicos passa a usar os serviços de Butters, junto com Demi Lovato, Vin Diesel e um grupo de modelos plus size. Todos ficam felizes ao pode viver na Internet só recebendo feedback positivo, sem críticas, ofensas. Um verdadeiro safe space.

 20180802screenshot-02_08_2018-10_11_08.jpg
  “Não fortalecerás os fracos, por enfraquecer os fortes.    Não ajudarás os assalariados, se arruinares aquele que os paga.    Não estimularás a fraternidade, se alimentares o ódio.” [Abraham Lincoln]

Comentários

  • Nota: Safe Space é um conceito criado por floquinhos universitários americanos onde a pessoa é imune a críticas. Você não pode contrariar o coleguinha, se ele falar algo que você não concorda, fique quieto. Também não pode mencionar termos ofensivos e tudo é precedido de um trigger warning.


     E não, não estou falando de jardim de infância. São UNIVERSIDADES. Logo após a eleição de Donald Trump várias universidades montaram grupos de apoio pra estudantes traumatizados, com aulas de artesanato, rodas de terapia, luzes de Natal e chocolate quente.


    ​​​​​​​Recentemente a Universidade de Utah instalou um… Armário do Choro, para que estudantes preocupados com o período de provas pudessem entrar, se abraçar a bichinhos de pelúcia e chorar por até 10 minutos sem ser julgados.

     Estamos falando de ADULTOS, não de um jardim de infância, repito.

     20180802safespace.jpg

    Em South Park o pobre Butters consome toda a negatividade da Internet, para filtrar somente os comentários positivos sobre seus clientes, e isso o afeta profundamente. Ele fica fisicamente doente, quase morrendo mas Demi Lovato, Cartman, todos estão felizes e animados com todo seu sucesso na Internet, sem nenhuma crítica negativa.

     Em certo momento acontece um número musical onde os protegidos exaltam seu espaço seguro, com janelas à prova de Bullies e portas contra trolls. É tudo lindo até que um vilão de cinema mudo aparece. Seu nome é… Realidade.





    Realidade veio para destruir o espaço seguro, Realidade vai atrás de Butters, Mais tarde ele invade um evento de caridade e faz um discurso onde diz que o mundo não é um grande campus de de esquerda de faculdade de artes, que as pessoas vão ser cruéis sim e que se eles querem ser o foco das atenções, vão receber comentários negativos, faz parte. E que Butters está morrendo de tanto lixo que consumiu para tentar fazer a Internet parecer acolhedora para eles.

    ficam chocados com a relevação e decidem tomar providências. Enforcam Realidade.

     A grande sacada nem foi criar uma versão antropomórfica e colocar a Realidade como vilã, o que separa South Park do resto foi darem o passo adiante e matarem a Realidade, uma solução absurda no estilo “o povo não sabe votar? Troca o povo”.

     20180802screenshot-02_08_2018-10_28_29.jpg
      “Não fortalecerás os fracos, por enfraquecer os fortes.    Não ajudarás os assalariados, se arruinares aquele que os paga.    Não estimularás a fraternidade, se alimentares o ódio.” [Abraham Lincoln]


  • Agora o absurdo de ter alguém monitorando as redes sociais e apagando comentários negativos se tornou… Realidade.

     Uma tal de Youse lançou o “seguro contra haters“, nas palavras deles:

     
    “Diga adeus aos comentários desagradáveis na internet. Agora você pode bloquear aquelas mensagens que não são positivas na sua vida. Veja apenas o que te deixa seguro e confiante pra ousar mais na vida.”


    Eu entendo perfeitamente o incômodo que trolls podem causar, e não tenho nenhum pudor em meter um block em quem me enche o saco, mas existe uma diferença entre o sujeito que chegou xingando e foi bloqueado, e montar um filtro que me venda uma internet maravilhosa onde todo mundo me ama e admira.


     
    “Criamos um plugin simples mas com a melhor das intenções: as palavras e expressões negativas são substituídas pra vc evitar a fadiga. “


    Que fofo. O que não é fofo foi usar celeb-personalidades como o Supla na campanha, sem indicar que era uma ação publicitária. O feedback foi, digamos assim, previsível.

      20180802screenshot-31_07_2018-20_58_18.jpg

    A ferramenta, que é um plugin do Chrome permite que você saia de seu safe space por alguns segundos e veja o comentário apagado, se estiver numa vibe de autoabuso, mas pode viver dentro de sua bolha de aceitação, só lendo comentários positivos independente do que você escreva. Uma ilha de paz em um lago de negação.

     A idéia como um todo é absurda, e ainda bem que South Park se deu ao trabalho de prever e fazer um episódio inteiro sobre ela, que você pode assistir aqui. A Internet não é um ambiente saudável, há muito ódio e negativismo, mas também há coisas sublimes. É uma metáfora perfeita para a Vida. Se você for criado a vida inteira em uma redoma, com gente fazendo tudo que você pede e sendo protegido das coisas ruins, negativas ou apenas incômodas, um dia você terá que sair dessa redoma, e enfrentar a Realidade.

     Sendo que no mundo real a Realidade não pode ser enforcada, afogada ou mesmo ignorada, não por muito tempo.

    https://meiobit.com/388883/o-estranho-momento-em-que-o-brasil-imitou-south-park/
      “Não fortalecerás os fracos, por enfraquecer os fortes.    Não ajudarás os assalariados, se arruinares aquele que os paga.    Não estimularás a fraternidade, se alimentares o ódio.” [Abraham Lincoln]
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrator, Moderator
    Se você for criado a vida inteira em uma redoma, com gente fazendo tudo que você pede e sendo protegido das coisas ruins, negativas ou apenas incômodas, um dia você terá que sair dessa redoma, e enfrentar a Realidade.

    Sendo que no mundo real a Realidade não pode ser enforcada, afogada ou mesmo ignorada, não por muito tempo.
    Quem sai na chuva é para se molhar. Deu palpite, publicou foto? Tem que aceitar opiniões positivas E negativas.

    "Você tem que aprender
    O mundo é cruel
    Você vai morrer
    E não vai pro céu"
     
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.