Olá, bem-vind@!

Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".

CÉREBRO X MENTE

Esse é meu amigo Marcus Valério XR

@Acauan  quando tiver um tempinjo veja esse vídeo que aborda coisas bem interessantes e faça um comentário .
Valeu ...
https://www.magazinevoce.com.br/magazineedsonmedrado/
É... eu ainda tenho muito o q aprender 

A realidade depõe contra o Islamismo e o esquerdismo !
 A primeira  coisa que um comunista faz é acabar com a história verdadeira e depois colocar livros contando a história a sua maneira

DEFENDER A LIBERDADE JUSTIFICA A GUERRA

Comentários

• SenhorSenhor Member
    editado November 2016
    Poxa, assisti até os 15 minutos e simplesmente não há nada pra considerar. Assistir até o fim seria mais do mesmo.

Mas para não incorrer em hermetismo apenas  farei objeção a intenção dele  de considerar que mente é diferente de cérebro, principalmente usando a analogia de que mente é a música e o cérebro o instrumento que a toca como se isso estabelecesse  uma diferença objetiva.  É o mesmo que afirmar que  fogo é diferente de material em combustão. A mente é o gerúndio do cérebro.

Mas é algo a se destacar o desembaraço dele, sua fluência ao falar, isso é louvável.
    Meu PC é Pai, Filho, e Espírito Santo. O pai é o hardware, o filho, o software, e o ES, a energia elétrica.
  • Obrigada pella dica, já negativei o vídeo.

Minha intuição lésbica raramente me engana.
    «Se argumentos racionais funcionassem com os conservadores, não existiriam conservadores.»
    (Gregory House)

Vitimista é o cu que te pariu.
  • Sem ver todo o vídeo fica dificil , sem ver nada inpossível .Meu amigo é agnóstico , filosófo e honesto .

A primeira  coisa que um comunista faz é acabar com a história verdadeira e depois colocar livros contando a história a sua maneira

• NadaSeiNadaSei Administrator, Moderator
    Bom, eu liguei o vídeo agora e vou deixar rodando, mas vou comentar aqui somente sobre a questão da mente ser diferente do cérebro e isso não tem nada a ver com criacionismo. Sendo o cérebro nosso hardware não é difícil concluir que a mente seja como um software, sendo portando algo distinto do hardware.

Talvez a analogia mais adequada seja com UGPs que tem em parte instruções de software escritas no próprio hardware e que roda softwares baseados nesse hardware, mas ainda assim existe uma distinção entre uma coisa e outra.
    “A violência comunista não foi mera aberração da psique eslava, mas sim algo diabolicamente inerente à engenharia social marxista, que, querendo reformar o homem pela força, transforma os dissidentes primeiro em inimigos, e depois em vítimas.” - Roberto Campos
  • SenhorSenhor Member
    editado November 2016
    NadaSei disse: Bom, eu liguei o vídeo agora e vou deixar rodando, mas vou comentar aqui somente sobre a questão da mente ser diferente do cérebro e isso não tem nada a ver com criacionismo. Sendo o cérebro nosso hardware não é difícil concluir que a mente seja como um software, sendo portando algo distinto do hardware.

Talvez a analogia mais adequada seja com UGPs que tem em parte instruções de software escritas no próprio hardware e que roda softwares baseados nesse hardware, mas ainda assim existe uma distinção entre uma coisa e outra.

Mas é óbvio que a dicotomia não é entre hardwares e softwares, isso seria uma ingenuidade, o que ele está propondo mesmo é que a mente seria hipoteticamente  como algo similar a uma alma a que os criacionistas se referem, formando portanto uma dualidade com a funcionalidade(da mente propriamente dita!) do cérebro.
    Meu PC é Pai, Filho, e Espírito Santo. O pai é o hardware, o filho, o software, e o ES, a energia elétrica.
  • NadaSeiNadaSei Administrator, Moderator
    Uma observação interessante é a respeito da complexidade do cérebro e a afirmação de que o cérebro necessariamente precisa ser mais complexo do que podemos compreender para nos dar nossa capacidade de compreensão de modo que nunca poderemos entende-lo completamente.
    Acho que a afirmação é interessante e factível, mas não leva em conta o poder combinado de milhões de cérebros tentando entender o funcionamento de uma maquina complexa. A afirmação é verídica quando diz respeito a um único individuo, mas pode não ser factível em se tratando da humanidade.
    “A violência comunista não foi mera aberração da psique eslava, mas sim algo diabolicamente inerente à engenharia social marxista, que, querendo reformar o homem pela força, transforma os dissidentes primeiro em inimigos, e depois em vítimas.” - Roberto Campos
  • SenhorSenhor Member
    editado November 2016
    NadaSei disse: Uma observação interessante é a respeito da complexidade do cérebro e a afirmação de que o cérebro necessariamente precisa ser mais complexo do que podemos compreender para nos dar nossa capacidade de compreensão de modo que nunca poderemos entende-lo completamente.
    Acho que a afirmação é interessante e factível, mas não leva em conta o poder combinado de milhões de cérebros tentando entender o funcionamento de uma maquina complexa. A afirmação é verídica quando diz respeito a um único individuo, mas pode não ser factível em se tratando da humanidade.

Bom, não acho factível coisa nenhuma, No mínimo uma arbitrariedade a priori, se não, a mais esculachada e escancarada  petição de princípio do tipo "design inteligente".
  • AcauanAcauan Administrator, Moderator
    editado November 2016
    Marcus escreve bem, mas é ruim de vídeo.
    No fim e a cabo não fica clara qual a conclusão dele sobre cérebro e mente, se é que houve uma conclusão.
    Muitas idas e vindas sobre criacionismo, psicocriacionismo, teoria da linguagem, solipsismo e outros temas acabam mais por confundir do que esclarecer, tirando o foco da discussão.
    Discussão que poderia ser resumida com o simples reconhecimento de que não sabemos o que é a mente e estamos começando a entender alguns processos cerebrais, ou seja, o caminho a percorrer tá no seu início e muito do que se fala por aí sobre o tema tem um desproporção enorme entre os conteúdos objetivos e as especulações imaginativas.
  • Ele assume que essa seria a ultima munição  criacionista perante os  avanços da ciência , se 
    esses avanços nao explicarem essa questao .

• https://www.magazinevoce.com.br/magazineedsonmedrado/

• Nossa mente não é um computador, mas sim um universo quântico mente-universo-quantico-838x629.jpgA irracionalidade de como nossa mente pensa aflige a psicologia há muito tempo. Quando alguém nos pergunta como nós estamos, nós geralmente temos uma resposta padrão: “Tudo bem”. Mas se alguém pergunta sobre um evento específico, do tipo “como você se sente em relação a aquela reunião com o seu patrão hoje?”, de repente nós refinamos nossa resposta em um espectro que pode ir de terrível a excelente. Em menos do que algumas frases, podemos nos contradizer: estamos “bem”, mas nos sentindo terríveis a respeito da reunião. Como, então, poderíamos estar “bem”, para começo de conversa? Preferências, experiência, conhecimento e contexto consciente e inconscientemente formam uma confluência que impulsiona cada decisão que tomamos e cada emoção que expressamos. O comportamento humano não é fácil de prever, e as probabilidades muitas vezes falham em suas previsões a respeito do como vamos nos comportar.É aí que entra a cognição quântica: uma equipe de pesquisadores determinou que, enquanto nossas escolhas e crenças muitas vezes não fazem sentido ou se encaixam num padrão em um nível macro, a um nível “quântico” elas podem ser previstas com uma precisão surpreendente. Na física quântica, examinar o estado de uma partícula muda o estado dessa partícula (o gato está vivo e morto, lembra?). Da mesma forma, os efeitos da observação influenciam a forma como pensamos sobre a ideia que estamos considerando.No exemplo da reunião, se alguém pergunta: “Foi tudo bem?”, nós imediatamente pensamos de que forma ela foi boa. No entanto, se perguntam: “Você estava nervoso sobre a reunião?”, podemos lembrar que foi bastante assustador fazer uma apresentação na frente de um grupo. O outro conceito emprestado na cognição quântica é que não podemos manter ideias incompatíveis em nossas mentes de uma vez. Em outras palavras, tomar decisões e formar opiniões são muito parecidos com o gato de Schrödinger.Universo quânticoA teoria da cognição quântica abre os campos da psicologia e da neurociência para entender a mente não de forma linear, como um computador, mas sim como um elegante universo. Mas a noção de que o pensamento humano e a existência são ricamente paradoxais tem existido por séculos. Além disso, quanto mais os cientistas e estudiosos exploram a racionalidade irracional de nossas mentes, mais os estreitos círculos da ciência voltam à lógica confusa no coração de cada religião. O budismo, por exemplo, tem como premissa enigmas tais como “A paz vem de dentro” e, no cristianismo, o paradoxo de que Cristo era simultaneamente um homem de carne e sangue e o Filho de Deus é a metáfora central da fé.    Durante séculos, os textos religiosos têm explorado a ideia de que a realidade se mostra uma vez que deixamos para trás as nossas percepções superficiais dela; e, ainda assim, é através destas ambiguidades que entendemos mais sobre nós mesmos e nosso mundo. No Antigo Testamento, o sofrido Jó fala com Deus para obter uma explicação do por que ter tanto sofrimento. Deus, então, enigmaticamente responde: “Onde você estava quando eu lançava os fundamentos da Terra?” (Jó 38: 4).A pergunta parece absurda – por que Deus perguntaria a uma pessoa onde ela estava quando o próprio Deus criou o mundo? Mas esse paradoxo não é muito diferente daquele famoso desafio de Einstein ao “Princípio da Incerteza” de Heisenberg: “Deus não joga dados com o universo”. O que Stephen Hawking contrapõe: “Até Deus está vinculado pelo princípio da incerteza”, porque se todos os resultados fossem deterministas, então Deus não seria Deus. Só sendo um “jogador inveterado” do universo para a certeza imprevisível que o cria funcionar. A mente, então, de acordo com a cognição quântica, “joga” com nossa razão, sentimentos e preconceitos para produzir pensamentos concorrentes, ideias e opiniões. Em seguida, sintetiza essas opções concorrentes para se relacionar com as nossas realidades relativamente “certas”. Ao examinar a nossa mente a um nível quântico, nós a mudamos, e ao mudá-la, mudamos a realidade que a molda. [Big Think]   Por: Jéssica MaesEm: 26.09.2015 | Em Comportamento, Principal  | Tags: Cérebro, Física, Física Quântica, gato de Schrödinger, Mecânica Quântica, Mente, mente humana, Pensamento 

http://hypescience.com/nossa-mente-e-um-universo-quantico/

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrator, Moderator
    Emmedrado escreveu:
    Nossa mente não é um computador, mas sim um universo quântico
    Botou quântico no meio, já começa a cheirar a charlatanismo.
  • AcauanAcauan Administrator, Moderator
    Ninguém sabe o que é a mente.
    O termo ganhou força por causa do Freud, que não é mais levado a sério, fora por uma turminha teimosa que ainda acredita em bobagens como interpretação de sonhos.
    A cansada analogia entre hardware e software para cérebro e mente também tá longe de ser comprovada pela neurociência.
    Os cientistas vêm mapeando as reações eletroquímicas cerebrais com nível crescente de detalhe, mas até agora não encontraram nada que pudessem chamar de processos mentais que fossem diferentes dos processos cerebrais, como podemos distinguir claramente o programa do computador que tem sua própria lógica, da física dos circuitos eletrônicos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.