Olá, bem-vind@!

Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".

Informática, Dicas E Questões.

18910111214»

Comentários

  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrator, Moderator
    editado September 26
    O novo Código de Conduta para desenvolvedores do Linux está causando um tremendo mal-estar na comunidade, e isso pode ter consequências catastróficas para todos: boa parte dos profissionais insatisfeitos com a nova realidade da plataforma ameaçam remover as licenças de códigos inclusos em patches e módulos do kernel, o que poderia inviabilizar a plataforma como um todo a longo prazo ao tornar o pinguim vulnerável.
    O sistema de arquivos ReiserFS foi criado por Hans Thomas Reiser, que matou a mulher e foi preso. Nem por isto tiraram o formato das distribuições, apenas foi necessário que outros continuassem o desenvolvimento.
     
  • Fernando SIlva disse:}O padrão internacional, com norma ISO (e ABNT, no Brasil), é o formato ODF (Open Document Format).
    O formato DOCX, XLSX etc. foi, mais uma vez, para criar incompatibilidades. Mas o LibreOffice roda esses formatos também.

    Pode até ser, mas até hoje nunca recebi material desses formatos e nem me foi solicitado. Uma única vez eu recebi uma midia em CTP, mas como era matriz de alta resolução não houve perdas para o PSD.
  • Não sou lá fã de filme de ficção, mas que é muito interessante o projeto, sim é!

    https://tecnoblog.net/261853/lenovo-pc-star-trek-enterprise/
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrator, Moderator
    editado September 29
    PaullKnockSeul disse: Não sou lá fã de filme de ficção, mas que é muito interessante o projeto, sim é!

    https://tecnoblog.net/261853/lenovo-pc-star-trek-enterprise/
    Assisti a todas as séries de Star Trek (exceto a atual), mas jamais compraria um troço desses. Não é prático.
     
  • Fernando_Silva disse:
    PaullKnockSeul disse: Não sou lá fã de filme de ficção, mas que é muito interessante o projeto, sim é!

    https://tecnoblog.net/261853/lenovo-pc-star-trek-enterprise/
    Assisti a todas as séries de Star Trek (exceto a atual), mas jamais compraria um troço desses. Não é prático.
     

    Não é um computador portátiul Fernando. O meu de casa, fica ao lado e é um trambolho, diferente dos elegantes MAC PRO na empresa. 
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrator, Moderator
    Sim, mas  ... fora isso?!
    Atualização do Windows 10 apaga todos os arquivos dos PCs de alguns usuários

    A distribuição da mais recente grande atualização do Windows 10, liberada na última terça-feira, 2, não está acontecendo sem problemas. Alguns usuários estão reclamando de que seus arquivos desapareceram após a instalação do pacote de outubro, o que é algo que não deveria acontecer.

    Durante o processo de instalação de uma atualização do Windows 10, o sistema exibe vários alertas de que seus arquivos são mantidos e que não há qualquer risco. Contudo, não são poucos os casos de pessoas falando que o update apagou seus documentos, fotos e músicas. Além disso, os outros programas instalados também foram removidos.

    Até o momento, não há uma explicação clara para o que tem acontecido. O que se sabe é que os usuários afetados chegaram a procurar pelos seus dados na pasta “Windows.old”, que normalmente é usada pelo sistema para incluir dados de uma instalação prévia do Windows, e não encontraram.

    Para piorar, os usuários afetados relatam ter tentado utilizar a ferramenta de retorno para a versão anterior do Windows após notar o problema e, mesmo assim, não conseguiram recuperar os seus dados.

    Enquanto não se sabe o que está acontecendo e se é algo isolado ou comum, a recomendação neste momento é uma só: mantenha um backup recente dos seus arquivos mais importantes e crie uma imagem do sistema do Windows antes de tentar atualizar seu PC para a versão de outubro do sistema.
    https://olhardigital.com.br/noticia/atualizacao-do-windows-10-apaga-todos-os-arquivos-dos-pcs-de-alguns-usuarios/78940

     
  • Eterno software beta tem dessas coisas...

    Vou ficar com o 8.1 até o último dia de suporte.
  • Bem, eu só atualizo quando meu técnico me aconselha. NEste caso ele marca um dia e faz o trabalho conjunto na empresa e residência. Não entendo nem tenho paciência para estas coisas.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrator, Moderator
    China forneceu para todo o Ocidente placas-mãe com chips espiões.
     Como se faz espionagem digital
     
    Uma história absurda de tão grande, publicada na última edição da Bloomberg Businessweek, tem chamado bem menos atenção do que deveria. Porque, no Vale do Silício, é o tema dominante. Se for confirmada, estamos perante a maior operação de espionagem digital da história. E toda lógica do livre mercado promovida pela globalização entra em xeque. No centro da discussão, afinal, está uma dúvida fundamental: é possível confiar na China para fabricação de hardware? Porque, se não for, vai ser produzido onde?

    Mas o problema é o seguinte: a Bloomberg pode, também, ter cometido um grave erro de apuração.

    Segundo a reportagem dos repórteres Jordan Robertson e Michael Riley, em 2015, ao comprar um software de compressão de vídeo para seu sistema de streaming de séries e filmes, a Amazon esbarrou num problema gigante. Os programas rodam em servidores da Supermicro, empresa que só nos EUA produz computadores de grande porte para mais de 30 companhias. Os responsáveis por uma auditoria de segurança contratados pela Amazon, porém, descobriram nessas máquinas um chip mínimo, do tamanho da ponta de um lápis, que não estava no projeto original. Um chip espião.

    O processo de fabricação de apetrechos digitais não tem nada de simples. Envolve uma série de fabricantes e montadores em inúmeros países diferentes. E o problema localizado pelos consultores da Amazon estava na placa-mãe dos servidores. Uma placa montada na China, com componentes colhidos de inúmeros fabricantes.

    A Supermicro é uma empresa curiosa. A maior parte das companhias que trabalham com servidores pesados tem suas máquinas no parque. Americana, sediada em San José, na ponta do Vale do Silício, é toda comandada por executivos chineses e tocada por engenheiros chineses. Uma empresa americana na qual a cultura interna é estrangeira. Não é a única — em um país de capitalismo multicultural como os EUA, é até razoavelmente comum.

    O mínimo chip espião não estava no projeto das placas-mãe. Mas veio assim do fornecedor estrangeiro e, de tão pequeno, ninguém reparou que ali havia um intruso. E, no entanto, uma vez ligada a máquina, este chip começava a enviar para algum ponto da China informações sobre o que passava por aquele servidor. Segundo a Bloomberg, a Amazon localizou o problema e informou ao FBI de pronto.

    Só que a Amazon nega terminantemente a história.

    A revista afirma que a Apple também descobriu o problema, quando um de seus engenheiros percebeu uma anomalia no comportamento do tráfego de sua nuvem. Aqueles envios contínuos para um ponto estranho do planeta de dados. Os planos eram comprar 30 mil servidores da Supermicro. Foram abortados.

    A Apple também nega — terminantemente — ter descoberto qualquer coisa do tipo.

    Na terça-feira, a Bloomberg apresentou um novo personagem à narrativa. É Yossi Appleboum, um especialista israelense que apresentou aos jornalistas documentos detalhados pelos quais mapeia como ele e sua equipe descobriram outro chip espião em servidores Supermicro. No seu caso, o cliente espionado era uma das principais empresas de telecomunicações americanas. Ele não revela qual.

    Sem mais confirmações, é uma história de deixar qualquer um inseguro. A China, porém, está se fechando. Muitas das grandes empresas de tecnologia por lá têm participação estatal, ou então oficiais das Forças Armadas em seus conselhos ou direção. Como os fabricantes são muitos, é virtualmente impossível detectar em que momento da montagem um espião assim foi colocado.

    Mas boa parte de nosso hardware é produzido por lá. O país está em posição de vantagem para implantar o maior esquema de espionagem digital existente.
    https://oglobo.globo.com/economia/como-se-faz-espionagem-digital-23150867

     
  • Califórnia vai banir senhas fracas em 2020
    Estado da Califórnia baixou uma Lei onde a partir de 2020 todo dispositivo conectado vendido no Estado terá que oferecer uma senha inicial única e/ou disponibilizar um setup inicial onde o usuário escolha a própria senha.

     Mais ainda, autoriza usuários a processar empresas caso tenham sofrido algum tipo de prejuízo caso as medidas não tenham sido implementadas.

     Em 2016 publicamos sobre esse problema na infraestrutura de rede dos EUA. Se essa iniciativa da Califórnia der certo, será um começo. Muito pouco, mas ao menos um começo.

    https://meiobit.com/391522/california-vai-banir-senhas-fracas-em-2020/
      “Não fortalecerás os fracos, por enfraquecer os fortes.    Não ajudarás os assalariados, se arruinares aquele que os paga.    Não estimularás a fraternidade, se alimentares o ódio.” [Abraham Lincoln]
  • Minha senha do Wi-fi da Vivo e do roteador já veio decente no meu contrato mais recente ao invés de admin/admin ou similares.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrator, Moderator
    Cameron disse: Minha senha do Wi-fi da Vivo e do roteador já veio decente no meu contrato mais recente ao invés de admin/admin ou similares.
    Meu roteador ainda veio admin/admin.

    Se há o risco de serem processadas pelos clientes, as empresas vão obrigá-los a usar senhas fortes (que, naturalmente, eles vão escrever num Post-it e colar no monitor ou atrás do celular...). Ou vão guardar num texto senhas.doc bem acessível.

     
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.