Religião é Veneno
A decadência da Boeing e a e a desindustrialização dos EUA
Autor: Fernando_Silva | Categoria: Laicismo, Política e Economia | Visualizações: 72 Comentários: 1
Avatar
Fernando_Silva
2024-Abril-29
Comentários: 778
Tópicos criados: 16
No início do século XX, a diretoria de empresas como Boeing, Ford ou GM supervisionava o chão de fábrica e não admitia serviço mal feito.
Seus gerentes, engenheiros e administradores vinham das linhas de produção. Ser um fabricante tinha prestígio.

Ao longo das décadas, entretanto, o setor financeiro tomou conta e seu objetivo era aumentar os lucros, não produzir com qualidade.
Perceberam que terceirizar a produção diminuía os custos com maquinário, pesquisa e desenvolvimento, além dos aborrecimentos com sindicatos.
Passaram a focar no lucro imediato em vez de planejamento a longo prazo.

Sujar as mãos de graxa passou a ser visto como serviço indigno de gente fina. Melhor deixar para países asiáticos pobres.

O resultado foi que a Boeing, por exemplo, começou terceirizando a fabricação e depois até mesmo o projeto. Já não sabia como eram feitos os componentes dos aviões, se havia controle de qualidade, se as peças de um fornecedor se encaixavam nas dos outros, se o software funcionava junto como o hardware.

O resultado foi a queda de dois 737-MAX, com um total de 346 mortos, além de uma porta que se soltou em pleno voo - e não havia nenhum registro de como ela e a fuselagem tinham sido fabricadas e montadas para que se pudesse investigar a origem do problema.

Mas há esperança: empresas como a Intel, GE e mesmo a Boeing estão comprando e repatriando as linhas de produção numa tentativa de reverter o processo.

Artigo completo:

https://www.theatlantic.com/ideas/archive/2024/04/boeing-corporate-america-manufacturing/678137/
0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
O ENCOSTO
2024-Abril-29
Comentários: 165
Tópicos criados: 29



Na aviação comercial, ter o melhor avião, o mais confortável, não garante aumento da procura dos clientes. 

Esse video é bem bacana e mostra uma fabricante inglesa de aviões comerciais que entregou um avião com muitas inovações e conforto mas acabou não vendedo o suficiente para bancar o custo do projeto.
1
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
1
heart