Olá, bem-vind@!

Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".

Como o Rei Salomão se tornou o primeiro Lanterna Verde e dono da Manopla do Infinito

1d47e78e458a07de4d344b79fc66b4f5-1024x1024.jpg

Santa Teresa de Ávila (1515 – 1582) era uma religiosa, autora de vários livros nascida na Espanha (tecnicamente Reino de Castela). Depois de um longo período sofrendo de malárias, ela passou a ter visões, e em 1559 ela foi visitada por Jesus Cristo em pessoa, que apareceu para ela invisível (sério). Pioneira do BDSM, Teresa era adepta de autoflagelação para expiar seus pecados imaginários.

Quando morreu ela deixou um legado de vários livros, o que é respeitável, no Século XV uma mulher saber ler já era difícil, escrever então, nem pensar.

Ela também fundou vários conventos, e reforçou a presença dos Carmelitas dentro da Igreja Católica, com aprovação do Papa, que gostava de seu perfil bem conservador.

80 anos depois de morrer, ela foi canonizada pelo Papa Gregório XV, mas bem antes disso como toda figura popular do Catolicismo, em respeito à sua pessoa, sua obra e sua dignidade Teresa foi devidamente fatiada.

Seu pé direito e parte da mandíbula estão em Roma;
O pé esquerdo está em Lisboa;
O olho esquerdo e a mão direita estão em Ronda, na Espanha;
Braço esquerdo e coração, no Museo Carmelitano Teresa de Jesús, também Espanha;
Um dedo está na Igreja de Nossa Senhora do Loreto, em Paris e
Outro dedo está em Sanlúcar de Barrameda, também Espanha.
A relíquia mais interessante é a mão direita, que como você pode ver pela imagem de abertura, está acondicionada em uma linda manopla dourada ornada com jóias.

BESAME.jpg

Jim Starlin, criador de Thanos foi educado em colégios católicos, e diz ter usado parte disso para compor o personagem, mas conforme a excelente pesquisa do eFarsas, da qual eu roubei a imagem abaixo, não há nenhuma comprovação de que Starlin tenha usado a Mão de Santa Teresa como base da Manopla.

Pode ser um caso de design convergente, se você pedir pra um monte de gente desenhar uma manopla com seis gemas, muita gente chegará a imagens semelhantes, não tem muito pra onde correr, mas a Mão de Santa Teresa não tem muitos poderes especiais além dos curativos de sempre, exceto para os amputados, Deus odeia amputados, pode reparar. Não cresce um dedo de volta de nenhum infeliz, já aquela dorzinha que vinha incomodando…
  “Não fortalecerás os fracos, por enfraquecer os fortes.    Não ajudarás os assalariados, se arruinares aquele que os paga.    Não estimularás a fraternidade, se alimentares o ódio.” [Abraham Lincoln]

Comentários

  • A Verdadeira Manopla

    Muito, muito tempo antes de Thanos ou Santa Teresa havia na mitologia judaico-islâmica uma figura que teve poderes semelhantes a Thanos, mas para o pessoal do cristianismo ele se resume a um divisor de bebês:

    D2pN5JXU0AULoNN-1024x736.jpg

    O Rei Salomão é tão importante que é a primeira letra do SHAZAM, ele é figura querida em todas as religiões abraâmicas, embora cada uma puxe a brasa pro seu lado, e no Islã ele seja um grande devoto de Alá.

    Segundo a lenda o Reino de Salomão era extremamente próspero, o Rei era mais rico do que qualquer um podia sonhar. Ele era tão rico que sua prataria era feira de ouro. Nenhum talher ou vasilha no palácio era prata, coisa de reis pobres. Todo ano caravanas de todos os reinos traziam toneladas de Ouro, Prata e presentes para Salomão.

    Salomão tinha várias relíquias, uma delas era uma pedra encantada com duas funções. Quando passada sobre qualquer tipo de texto, seja em papiro, seja em pedra, a inscrição se tornava legível para o possuidor da pedra.

    Se colocada sobre uma fechadura, não importa o quão complexa (se bem que as fechaduras do Século IX AC não deveriam impressionar muito o Lockpicking Lawyer) ela seria imediatamente aberta, mas a relíquia mais preciosa, mais Marvel de todas foi um presente de Deus, o Anel de Aandaleeb, entregue pelo Arcanjo Miguel.

    Ao contrário do Anel Um, o Anel de Salomão tinha poderes bem definidos.

    O Anel era feito de bronze e ferro e tinha marcado o Verdadeiro Nome de Deus, o que o tornava extremamente poderoso, mas Salomão também recebeu a visita de quatro anjos, que o presentearam com o equivalente das Jóias do Infinito.

    A primeira tinha poder sobre o ar, seu possuidor comandava os ventos.

    A segunda pedra dava a seu dono o poder de comandar todas as aves do céu e os animais das terras e dos mares.

    A terceira pedra tinha poder sobre água e terra.

    A quarta pedra comandava todos os demônios e espíritos do bem e do mal.

    Salomão teria encrustado as pedras no anel, criando o Selo de Salomão, que usava para assinar documentos oficiais e realizar todo tipo de feito fantástico.

    Com o poder sobre os ventos ele voava em um tapete mágico por seu reino. Conseguia se comunicar com plantas e animais, controlava chuvas e tempestades. Salomão exorcizava demônios com seu Anel, e quando precisava de informações, não hesitava em usar o Anel.

    Screenshot-06_09_2019-02_57_09.jpg

      “Não fortalecerás os fracos, por enfraquecer os fortes.    Não ajudarás os assalariados, se arruinares aquele que os paga.    Não estimularás a fraternidade, se alimentares o ódio.” [Abraham Lincoln]
  • Certa vez o Rei foi instruído que não poderia usar ferramentas para cortar as pedras que usaria para construir o Templo de Jerusalém. Ele descobriu que uma criatura chamada Shamir era capaz de cortar pedra, madeira metal ou diamante, mas ninguém sabia aonde achar um.

    Usando o Anel, Salomão invocou um casal de demônios e os torturou, eles não sabiam aonde achar o Shamir, mas Asmodeus, Rei dos Demônios sabia. Salomão então montou uma armadilha, usando uma corrente inquebrável com o Verdadeiro Nome de Deus e o Anel, capturou Asmodeus, e o fez revelar como achar o Shamir.

    Salomão manteve o Rei dos Demônios como escravo até o final da construção do Templo, mas nesse meio-tempo uma de suas esposas se tornou idólatra, e Deus decidiu puni-lo.

    Asmodeus enganou Salomão, fez com que ele lhe desse o Anel (não malde). Asmodeus então se tornou um gigante, suas asas tocavam o céu e a terra. Com um poderoso golpe lançou o Rei a 400 Parasangs de distância, ou mais ou menos 2000Km.

    Asmodeus assumiu a aparência de Salomão, e passou a governar Jerusalém, enquanto isso o Rei, sem nenhum poder ou riqueza era forçado a viver como um humilde plebeu.

    As versões variam, ele teria passado entre 40 dias e três anos tentando voltar para Jerusalém, enquanto isso Asmodeus não conseguia usar o Anel, e um dia, irritado, lançou-o ao mar.

    Salomão teria passado por uma cidade no litoral, e um pescador com pena deu a ele um peixe. Ao preparar a refeição, o Rei achou dentro do peixe o seu Anel.

    Reconhecendo imediatamente seu Anel do Poder, Salomão o colocou no dedo e foi para Jerusalém, onde batalhou com Asmodeus e expulsou-o do palácio, retomando seu trono, mais sábio e mais humilde.

    Reza a lenda que junto com o Anel, Miguel junto com o Anel deu a Salomão um pergaminho com instruções para seu uso, que começava com o texto:

    “Ao portador deste anel:
    Cuidado! Pois não é coisa inofensiva
    Esta que brilha em seus dedos mortais.
    Cuidado com as dádivas que este anel concede.
    Pois tem poderes do Além,
    Este pequeno anel que recebeste.
    Em suas jóias correm forças cósmicas
    Como uma brava corredeira
    (…)
    Cuidado! Seu poder é como o fogo:
    Se usado para o bem, é um amigo para ti;
    Mas se usado para outro propósito,
    Queimará a mão daquele que desafia a vontade divina.”

    Um Pouco de História

    O Anel de Salomão é uma lenda que vem sendo recontada desde os tempos bíblicos, e não há nenhuma versão definitiva, a própria versão mais popular do que seria o selo (ou mais precisamente sinete) é completamente anacrônica.

    712LYHc3J3L._UX500_.jpg

    A Estrela de Davi só começou a aparecer em algumas sinagogas no Século IV, e mesmo assim como mera decoração, ela só foi associada explicitamente com judaísmo por volta do Século XI, e de forma alguma seria usada por Salomão no Séc IX AC, mas isso não importa muito aos recontadores da lenda, afinal os anjos falavam com Salomão louvando Maomé, que só nasceria no Século VI DC.

    Dizem que em 2017 o Anel de Salomão foi encontrado em uma caverna na Turquia, junto com tabuletas de ouro com inscrições. As relíquias estariam sendo examinadas por um museu, mas nós sabemos qual o destino final do Anel…

    https://contraditorium.com/2019/09/06/como-o-rei-salomao-se-tornou-o-primeiro-lanterna-verde-e-dono-da-manopla-do-infinito/
      “Não fortalecerás os fracos, por enfraquecer os fortes.    Não ajudarás os assalariados, se arruinares aquele que os paga.    Não estimularás a fraternidade, se alimentares o ódio.” [Abraham Lincoln]
  • A Tereza de Avila era bem chatinha, criou a micro-ordem dentro da ordem carmelita dos (as) "carmelitas descalços(as)" no começo na ordem feminina que ela dirigia, depois foi imitado pelos dirigentes da masculina, mas eles nunca conseguiram fazer que isso acabasse com a ordem carmelita antiga, então ficaram as duas, nessa micro-ordem ela aumentou o ascetismo e o sado-masoquismo dos carmelitas, e grande parte da oposição e das chamadas "perseguições" a ela vieram de resistências de carmelitas à pretensão dela de transformação TODA a ordem carmelita no novo estilo, e não como alguns querem dizer que ele foi perseguida só por gente com motivos ilegítimos ou preconceituosos, em grande parte foi o contrário. E e bom lembrar que naquela época algumas pessoas elam levadas à vida nos aos conventos pelas suas famílias e não por escolha própria, então era perfeitamente legítimo que fossem contra novas regras que tornassem os conventos mais rígidos ainda, e aliais mesmo os que foram por vontade própria, entraram neles com umas regras, então não era justo que mudassem as regras no meio do jogo. E agora falando do rei Salomão e dessa história dele com as duas que diziam ser mães do neném, na verdade essa história parece com os psicodramas de alguns behavionistas malucos como o Milgram mas por outro lado, mostra que é loucura de certas pseudo-"feministas" quererem dizer praticamente que a maternidade não é natural, ou que é muito "recente".
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrator, Moderator
    Tereza de Ávila arriscou-se a problemas com a Inquisição por comunicar-se diretamente com Deus e não precisar da intermediação da Igreja. Outro como ela foi João da Cruz.

    Quanto a Salomão, de santo não tinha nada, com seu harém de trocentas esposas e concubinas.
    Ainda por cima, traiu a Javé construindo templos para os deuses de algumas de suas esposas.
  • Até um rei como ele tinha de agradar as suas esposas. Salvo engano eram 300 e mais 700 concubinas. Esse cara deve ter vivido à base de quibe cru para dar conta deste harém, caso não fosse o rei mais chifrudo da Terra...
  • LaraASLaraAS Member
    editado September 13
    Botânico disse: Até um rei como ele tinha de agradar as suas esposas. Salvo engano eram 300 e mais 700 concubinas. Esse cara deve ter vivido à base de quibe cru para dar conta deste harém, caso não fosse o rei mais chifrudo da Terra...

    Um vez eu li um livro falando que essa quantidade de concubinas e esposas é "impossível" e que ele deve ter tido na verdade 3 esposas e 7 concubinas no entanto em outro livro, um de história do império otomano, falando do século XIX, uma época em que já dá para ter informações mais exatas e palpáveis (inclusive jornalistas escritos de livros-documentários no próprio século XIX entrevistando familiares de concubinas) se fala que o sultão do império otomano tinha no século XIX tinha de fato centenas de concubinas,embora só 4 esposas totalmente esposas, mas tinha sim centenas de concubinas, então a quantidade de concubinas e esposas de Salomão também deve ser real.

  • AcauanAcauan Administrator, Moderator
    Fernando_Silva disse: Quanto a Salomão, de santo não tinha nada, com seu harém de trocentas esposas e concubinas.
    Ainda por cima, traiu a Javé construindo templos para os deuses de algumas de suas esposas.

    Uma coisa legal no Velho Testamento é como quase tudo era exagerado de modo a intimidar os inimigos vizinhos.
    Josué arrasava uma cidade de manhã, na hora do almoço corria com seu exército não sei quantos quilômetros e a tarde arrasava outra.
    Salomão tinha mais parceiras sexuais que um touro reprodutor.
    Duvido que alguém acreditasse nestas histórias na época, mas se acreditassem teriam medo de enfrentar generais e reis capazes de tais proezas.
  • Salomão tinha mais parceiras sexuais que um touro reprodutor.

    Numa fazenda há 200 vacas e um touro. Quantas cabeças de gado o fazendeiro tem?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.