Olá, bem-vind@!

Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".

As aventuras de Criaturo, o novo "Lobo de Wall Street".

Vamos lá montar uma carteira de investimentos para longo prazo.

Não entendo profundamente sobre mercado financeiro. Sou analista técnico dos meus próprios trades e ainda não tenho uma carteira pronta de investimentos de médio prazo, que será o caso aqui.

E este é o propósito mesmo. Saber o quanto lucro ou prejuízo qualquer um consegue sem ajuda profissional direta(sem comprar relatório ou pagar pra fundos de gestão de capital), apenas procurando por informações sozinho na internet.


Não é preciso sequer os 1000 reais que você propôs , Criaturo. Podemos escolher os ativos e comprar apenas uma única ação de cada um deles e depois vamos multiplicando percentual da operação pelo número que quisermos.


Digamos que uma ação de cada um dos 8 a 10 ativos que escolhermos custe 300 reais, só precisamos disso.

Se em um ano tivermos 330 reais saberemos que se tivéssemos investido 3000 teríamos 3300 e assim por diante.

Importante:

É proibido indicar ativos sem ser um analista credenciado pela CVM. Portanto o tópico é uma experiência que estou fazendo e NÃO é indicação de compra e venda de nenhum ativo para ninguém além de mim. O Criaturo aceitou entrar nos mesmos negócios que eu pra poder ele mesmo fazer o teste.
«1

Comentários

  • JudasJudas Moderator
    Primeiro passo:

    Abra uma conta aqui, tudo é gratuito, inclusive as corretagens.

    https://www.clear.com.br/pit/signin?controller=SignIn&referrer=http://www.clear.com.br/pit

  • Preciso acompanhar esse tópico, tava querendo tentar tesouro direto uma vez...
      “Não fortalecerás os fracos, por enfraquecer os fortes.    Não ajudarás os assalariados, se arruinares aquele que os paga.    Não estimularás a fraternidade, se alimentares o ódio.” [Abraham Lincoln]
  • SilvanaSilvana Member
    editado November 2019
    Saudações Judas Criaturo e Nadasei


    Vou acompanhar tbm.

    Judas, para abrir a conta quanto é o minímo necessário?




    [Fraternos]
     
     " Permaneçam abertos de coração e mente para os "antigos" que criaram todas as coisas; e para seus irmãos e irmãs " !

    images?q=tbn:ANd9GcQ9mLQDb5cO3QT_mujQmNUODmNQOFSFiLMKgfYFqAtcLg63oaKtZw
     
  • Saudações Judas

    Só para dizer que já busquei informação sobre investimento minímo na Clear...

    Têm um trader que fala wm so m de seus vídeos sobre a Clear e a Modal. Ele falou sobre o minímo para investimento em cada corretora.

    Fiquei curiosa com a questão do Day trader.

    E o tal de scalper... Identifiquei na sua movimentação quando falou do stop loss.

    Valeu por abrir o tópico. Prometo ficar só observando vcs...rs



    [Fraternos]
     
     " Permaneçam abertos de coração e mente para os "antigos" que criaram todas as coisas; e para seus irmãos e irmãs " !

    images?q=tbn:ANd9GcQ9mLQDb5cO3QT_mujQmNUODmNQOFSFiLMKgfYFqAtcLg63oaKtZw
     
  • Saudações Nadasei

    Só para registrar...

    André, como vc saca de FII's.

    Admiro muito quem me faz ver as coisas por outra forma.

    Estou com umas dúvidas sobre esse assunto. Vou procurar maior informação sobre.

    Se eu tiver alguma dúvida que não consiga achar na minha busca posso perguntar a vc por aqui ?



    [Fraternos]
     
     " Permaneçam abertos de coração e mente para os "antigos" que criaram todas as coisas; e para seus irmãos e irmãs " !

    images?q=tbn:ANd9GcQ9mLQDb5cO3QT_mujQmNUODmNQOFSFiLMKgfYFqAtcLg63oaKtZw
     
  • Alô Judas já abri conta
  • JudasJudas Moderator
    Estou pesquisando uma carteira de investimentos com cerca de 10 a 13 ativos. Vamos comprar uma ação de cada o que deve ficar bem aquém dos 1000 reais.

    Estes ativos pagam dividendos e você vai ter que ficar de olho nos extratos da corretora pra saber. Como eu tenho muitas ações e entro e saio delas o tempo todo, a sua conta será a nossa verdadeira medida de lucro em percentuais.

    Digamos que WEGE pague 45 centavos por ação, precisamos ter isso anotado pra fazer as contas no final.

    Sempre que tiver crédito vindo de dividendos reinvista em alguma coisa.

    Exemplo.

    Depois de 3 meses recebendo dividendos destas várias empresas em algum momento vai ter uma graninha ali pra reinvestir em uma ação. Se você tem uma (01) ação de Itausa e sobrar lá na conta cerca de 13 reais vocÊ corre e compra a segunda.

    Reinvestir os lucros é fundamental pra "bola de neve".



    Eu tenho uma maneira de investir que funciona apenas com empresas muito sólidas (as que eu pretendo indicar aqui)

    Digamos que eu entre em uma operação em WEGE3 com 3 mil reais e com isso compre 100 ações. Hipoteticamente eu ganho 300 reais. Chega a hora de vender as ações pra realizar o lucro, certo? Então ao invés de eu vender tudo e resgatar 3300 reais eu resgato apenas os 3000, os outros 300, equivalentes a umas 10 ações eu deixo como patrimônio.

    Agora eu tenho 3000 reais que tinha antes porém tenho 10 ações da WEGE pro resto da vida sem precisar me preocupar se vão cair ou subir, apenas recebo os dividendos dessas ações e, porque WEGE é uma baita empresa, provavelmente vou ver estas ações se valorizarem no tempo.

    Estou realmente ocupado estes dias mas vou arrumar um tempo pra fazer isso o mais rápido que puder.






  • HuxleyHuxley Member
    editado December 2019
    Eu não sabia que a Clear tem corretagem zero. Parece que mesmo quem faz muitas transações nada paga, certo?

    Por causa do meu interesse pela estratégia barbell, eu acho o mercado de opções muito mais interessante do que o mercado de ações.
  • JudasJudas Moderator
    Não paga nada mesmo.

    Isso é um motivador extra até mesmo pra quem faz Swing Trade como eu para fazer algumas operações de Day Trade.

    O custo zero viabiliza que eu compre uma ação de manhã visando ST mas, por conta desta ação acabar subindo demais no mesmo dia, eu encerro a operação no fim do mesmo pregão e não corro o risco de no próximo leilão de abertura o ativo resolva corrigir o preço e comprometer o lucro.

    Raramente eu faço isso mas não deixa de ser uma boa opção.

    Isso junto com uma conta no Banco Inter é o paraíso pra mim. Não pagar TEDs pra colocar ou tirar dinheiro da corretora.

    A conta do Inter fica meses a fio parada com 0 Reais. Não cobram nada.
  • JudasJudas Moderator
    @CRIATURO

    Já estou fazendo minha lista.

    Por comodidade acho melhor deixar pra 01/01/2020 já que aí isso fica pra declaração de imposto de renda de 2021 e não bagunça sua vida com a receita federal.
  • CRIATUROCRIATURO Member
    editado December 2019
    é isso ai, feliz ano novo! 3835714936.gif
  • NadaSeiNadaSei Administrator, Moderator
    editado December 2019
    @CRIATURO Força amigo, se o Macaco Zé consegue você também tem chances de se dar bem :D :
    https://exame.abril.com.br/mercados/acoes-do-macaco-ze-batem-ibovespa-e-carteiras-top-de-corretoras/

    Em brincadeira, publicitário Marcelo Alemi sorteia papéis que já acumulam retorno maior que referências do mercado. Mas avisa: não sigam minhas dicas

    Tudo não passa de uma brincadeira nas redes sociais. Mas o fato é que uma carteira fictícia de ações está dando o que falar entre investidores e entusiastas do mercado por sua atrativa rentabilidade. O perfil Monkey Stocks (@monkeystocks), no qual o personagem “Macaco Zé” sorteia toda semana cinco ações da bolsa, já reúne 19 mil seguidores no Instagram.

    A razão do sucesso? Em 26 semanas, a carteira aleatória acumulava um retorno de 26,62%, contra 8,51% da XP Top Picks, com cinco papéis escolhidos a dedo pelo time da XP Investimentos. Também ganhava dos 7,66% do principal índice da bolsa, o Ibovespa, e dos 3,47% da Nova Futura Investimentos no período entre 21 de janeiro e a semana de 19 de julho.

    O criador do perfil, Marcelo Alemi, é enfático ao pedir que ninguém leve a sério a brincadeira. “Não sigam as minhas dicas”, diz a descrição do perfil. Auto-intitulado “mestre da anti-análise”, o publicitário e investidor de 39 anos conta que a intenção é mostrar que, quando se trata de lucrar no mercado de ações, o acaso pode funcionar tão bem quanto estratégias bem pensadas.

    Macacos vendados: o segredo do lucro?
    A teoria não surgiu do nada. Em 1973, um estudo feito nos EUA pelo professor da Universidade de Princeton Burton Malkiel mostrou que se você colocar uma venda nos olhos de um macaco e fizer ele jogar dardos sobre páginas de um jornal de finanças, ele é capaz de escolher um portfólio mais rentável que uma carteira de ações selecionada cuidadosamente por especialistas.

    A consultoria de gestão de recursos Research Affiliates fez um experimento parecido. A empresa selecionou 100 carteiras com 30 ações dentro de um universo de 1000 ativos, e repetiu o processo todos os anos entre 1964 e 2010. A cada ano, 100 macacos jogaram dardos na direção das páginas de ações de um jornal. O resultado? Na média, 98 de 100 portifólios selecionados pelos macacos tiveram um desempenho superior às carteiras de ações.

    Experimento nas redes sociais
    Alemi se inspirou neste tipo de estudo para criar o Monkey Stocks. “Ninguém havia tentado fazer isso nas redes sociais”. Investidor experiente, ele chegou a praticar o day trade (modalidade de investimento no curtíssimo prazo). Durou cerca de um ano e desistiu. “Parece que foram 10 anos”, diz.

    Para o publicitário, o desgaste de investir no curto prazo não compensa o esforço, ainda mais quando se tem um emprego fixo para conciliar com a atividade. Ele continua investindo, mas prefere a estratégia “buy and hold (compre e segure), que consiste em vislumbrar os ganhos apenas no longo prazo.

    Apesar do sucesso da carteira do Macaco Zé nas redes sociais, Alemi acredita que cedo ou tarde o desempenho será superado pelos demais. “Pode ser que no mês que vem eu tome um pau da XP. Isso mostra que todo mundo está suscetível no mercado”, diz Alemi. Seja qual for o desempenho no futuro, os seguidores do MonkeyStocks devem continuar se divertindo.

    Conte com a ajuda da assessoria BTG Pactual digital na hora de investir. Abra sua conta!
    “A violência comunista não foi mera aberração da psique eslava, mas sim algo diabolicamente inerente à engenharia social marxista, que, querendo reformar o homem pela força, transforma os dissidentes primeiro em inimigos, e depois em vítimas.” - Roberto Campos
  • JudasJudas Moderator
    Vou pegar umas dicas com esse macaco kkkkk

  • prefiro pegar umas dicas com você ! :D
  • CRIATUROCRIATURO Member
    editado December 2019

    Agora que podemos falar oficialmente, queremos contar sobre o IPO da XP Inc., grupo do qual a Clear Corretora faz parte. Leia a seguir a carta aberta aos clientes que o Guilherme Benchimol, CEO e fundador da XP Inc., preparou:

    Prezados clientes,

    É com muito orgulho que compartilho com todos mais uma etapa da nossa trajetória: listamos hoje a nossa empresa na Nasdaq, nos tornando a empresa brasileira a realizar o maior IPO da história em termos de valor de mercado.

    Nos disseram que seria impossível chegar até aqui, que os grandes bancos sempre dominariam o sistema financeiro e que não passávamos de “garotos”. Sempre desafiamos esse pensamento, com responsabilidade e confiantes da nossa missão, e jamais abaixamos a cabeça.

    Optamos pela listagem na Nasdaq porque acreditamos que nos conectará com os principais investidores do mundo, trazendo as melhores práticas internacionais para a nossa empresa, além de nos dar espaço para novas emissões de ações, sem colocar em risco o controle da empresa e a sua total independência – fato esse que não seria possível por meio da legislação brasileira atual.

    Reforço que todos os recursos captados com a emissão primária de ações serão utilizados, exclusivamente, para investir em nosso país e acelerar o processo de democratização de investimentos que iniciamos há 18 anos.

    Temos um propósito, nos sentimos indignados e desafiados diariamente. Não descansaremos enquanto não transformarmos por completo o sistema financeiro brasileiro e melhorarmos a vida das pessoas.

    A nossa empresa nunca esteve tão forte e pronta para encarar esse desafio, e tenho certeza que o IPO ajudará ainda mais a acelerar essa transformação.

    Jamais nos esqueceremos de onde viemos, as dificuldades que passamos e, acima de tudo, todos os desafios que ainda temos pela frente.

    Reafirmo meu compromisso pessoal e de todos os meus sócios de que, para nós, a XP Inc. é um projeto de vida.

    Nos sentimos orgulhosos do que construímos, permanecemos mais motivados do que nunca e estamos convictos de que isso tudo é apenas o começo.

    Agradeço a confiança e ratifico que vocês, nossos clientes, são a razão da nossa existência.

    Obrigado,

    Guilherme Benchimol, CEO e fundador da XP Inc.
  • Não pensem imediatamente que o publicitário Marcelo Alemi esteja brincando. Ele pode está sendo perfeitamente sincero quando diz "Não sigam minhas dicas". Há pensadores do mundo das finanças que concordam integralmente com ele.

    No livro de microeconomia mais vendido do mundo (Microeconomia, 8ª edição, ver capítulo 13), Hal Varian, o atual economista-chefe do Google, mostra dados interessantes. Eles demonstram que a grande maioria das combinações risco/retorno oferecidas por fundos mútuos que são feitos por administradores profissionais têm retorno pior em relação ao seu nível de risco do que um simples fundo-índice e que o número de fundos mútuos acima da "reta de combinação risco-retorno do fundo-índice" no gráfico não é maior do que se poderia se esperar por simples causalidade. Sendo assim, segundo ele, ultrapassar as médias é uma bastante tarefa razoável, visto que é tarefa quase impossível. Da minha parte, eu digo que tudo que foi escrito neste parágrafo é compatível com a famosa "Hipótese do mercado eficiente" de Eugene Fama.

    Ademais, baseado num experimento computacional semelhante, porém mais completo, do que o do "Macaco Zé", Nassim Taleb já escreveu isso no livro A Lógica do Cisne Negro:

    "A indústria de gerenciamento de fundos alega que algumas pessoas são extremamente habilidosas, pois ano após ano vêm obtendo resultados acima da média do mercado. Ela identificará esses gênios e irá convencer você da habilidades deles. Minha abordagem tem sido criar grupos experimentais de investidores puramente aleatórios, e através da simples simulação em computadores demonstrar como seria impossível não ter tais gênios produzidos apenas por sorte. Todo ano os perdedores são demitidos, portanto apenas os vencedores permanecem, de forma que se fica com vencedores constantes a longo prazo. Como não se observa o cemitério de investidores falidos, você pensará que é um bom negócio e que alguns operadores são consideravelmente melhores do que outros. (...) Não obter bilionários sortudos nesses experimentos seria exceção".

    Ao problema da "proposição dos gurus de Wall Street sortudos", ainda se soma como o problema de como os eventos aleatórios extremos impactam a sabedoria convencional de finanças. Na década de 1960, o cientista matemático Benoit Mandelbrot, conhecido como o "pai da aleatoriedade fractal", demonstrou que o mercado de ações é muito mais arriscado do que prevê a teoria moderna de finanças. Isso implica necessariamente na assertiva de que não podemos sequer dizer que determinados ativos são de "risco intermediário" (por exemplo, ações blue chips da Bolsa de Valores). Isso ficou sintetizado no seu livro Mercados Financeiros Fora de Controle. A questão é que a distribuição de probabilidade das variáveis socioeconômicas tende a ter "caudas grossas" por causa da curtose tipicamente envolvida nela. Curtose é o nome estatístico para o grau de influência que eventos de alto impacto exercem na distribuição de resultados. Segundo essa visão, as caudas grossas são críticas e irremediáveis. Só é possível conhecer a distribuição de probabilidade exata fazendo uma amostra estatística de dados existentes. Mas se os dados são do domínio das caudas grossas, então eventos maiores e mais importantes só acontecerão muito raramente. No livro Antifrágil, Nassim Taleb mostra uma coisa interessante que publicou no International Journal of Forecasting: "80% da curtose em 10 mil fontes de dados podem surgir de uma única observação, significando que todas as mensurações das caudas grossas são apenas erros de amostragem". Essa é a razão pela qual ele diz que métodos com simplificações não funcionam com as variáveis socioeconômicas: regressão, desvio-padrão, correlação, etc.

    Foi devido a essas observações que eu abri um tópico no FCC chamado ""Como ficar rico em dez passos"" (está entre aspas mesmo, pois analiso alegações de terceiros): http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=29572.0 Devido a isso, para mim, estratégia financeira acima de perfil conservador só se for estratégia barbell.
  • JudasJudas Moderator
    Eu ainda não tenho como emitir opinião sobre muita coisa uma vez que só operei em mercado em alta, onde é difícil perder dinheiro.

    Uma estratégia conservadora me parece eficiente no longo prazo, o problema é eu não ter capital suficiente pra alocar assim.
    O experimento proposto aqui é um "buy and Hold" de no máximo 1000 reais pra verificarmos este tipo de estratégia que é mais conservadora que o Swing Trade e Day Trade e menos conservadora do que a renda fixa.

    Existe a regra dos 100 onde você subtrai de 100 a sua idade, o resultado é quanto vai pra renda fixa e quanto vai pra renda variável.

    No meu caso 100-42=58

    58% Variável
    42% Fixa



  • HuxleyHuxley Member
    editado December 2019
    Judas disse: Eu ainda não tenho como emitir opinião sobre muita coisa uma vez que só operei em mercado em alta, onde é difícil perder dinheiro.

    Uma estratégia conservadora me parece eficiente no longo prazo, o problema é eu não ter capital suficiente pra alocar assim.
    O experimento proposto aqui é um "buy and Hold" de no máximo 1000 reais pra verificarmos este tipo de estratégia que é mais conservadora que o Swing Trade e Day Trade e menos conservadora do que a renda fixa.

    Existe a regra dos 100 onde você subtrai de 100 a sua idade, o resultado é quanto vai pra renda fixa e quanto vai pra renda variável.

    No meu caso 100-42=58

    58% Variável
    42% Fixa



    Bem, o meu post anterior tratava sobre a inconveniência de investir em ativos de riscos supostamente "intermediários", pois não se sabe se tais riscos são realmente intermediários. Nada falei sobre existir inconveniente em investir no extremo do conservadorismo ou na combinação dos dois extremos. Sobre o último caso, isso tanto pode ser uma estratégia barbell de composição de carteira (90% hipersseguro/10% hiperagressivo, por exemplo) ou investir agressivamente 100% da carteira na renda variável, fazendo um seguro contra perdas usando opções para limitá-las (limitando as perdas em até 10%, por exemplo) .

    E o que significa não ter "capital suficiente pra alocar assim"? Eu não entendi como os R$ 1.000 citados nesse tópico já não são mais do suficientes para colocar a composição que quiser nos blocos de ativos classificados pelos níveis de risco.
  • JudasJudas Moderator
    Eu estava falando de mim mesmo. Meu capital ainda não basta pra gerar renda passiva suficiente. E não conheço bem os demais tipo de investimentos além das ações e FIIs.

    Em algum tempo vou precisar alocar capital em renda fixa e já estou estudando onde pode ser.

    os 1000 reais aqui serão um buy and hold onde os resultados serão medidos em percentuais pra se ter uma vaga ideia de como isso se da no tempo de mandato de um governo que é a favor do mercado e de medidas mais liberais.
  • Judas disse: Eu estava falando de mim mesmo. Meu capital ainda não basta pra gerar renda passiva suficiente. E não conheço bem os demais tipo de investimentos além das ações e FIIs.

    Em algum tempo vou precisar alocar capital em renda fixa e já estou estudando onde pode ser.

    os 1000 reais aqui serão um buy and hold onde os resultados serão medidos em percentuais pra se ter uma vaga ideia de como isso se da no tempo de mandato de um governo que é a favor do mercado e de medidas mais liberais.

    Os retornos médios de longo prazo de ações já são conhecidos. Nos Estados Unidos, pegando uma amostra de muitas décadas, Edward Thorp estimou que ações de grandes empresas têm taxa de retorno real anual de 6,9% e pequenas empresas (small caps, imagino) têm taxa de retorno real anual de 9,1%. No Brasil, segundo o economista Marcos Silvestre (ver livro "Investimentos à Prova de Crise"), é razoável pressupor que a taxa de retorno anual médio das ações mais negociadas no Bovespa seja de 7,4%.

    O problema é que o passado não é uma amostra única e homogênea e que um número de pequenos eventos extremos alteram bastante as médias em algumas décadas. Acreditar que precisa observar o passado para aprender pode levar a uma ilusão de conhecimento, que é mais perigoso que a própria ignorância. Até pouco tempo atrás, observando apenas o histórico de um longo período, ninguém esperava que o índice Merval cairia 38% em um único dia. Mas isso aconteceu em 2019.

    No mercado de ações, o que quer que você saiba, geralmente será útil somente se os outros não souberem. Os preços das ações refletem as informações publicamente disponíveis, e também os preços mudam instantaneamente para refletir as novas informações públicas.

    E o fato de que alguém ganhou muito dinheiro no mercado financeiro também não indica que esse alguém tomou a melhor decisão. Uma pessoa que ganhou 4 milhões de reais numa aposta de roleta russa não teve benefícios proporcionais ao risco de ruína que correu, por exemplo.
  • Saudações Huxley

    Essa é uma rápida consideração.

    Huxley citou no CC link anterior.

    10) Procure pela opcionalidade, preferencialmente com retornos ilimitados, e não limitados.

    Não ficar preso a determinado esquema, de modo que se possa mudar de opinião enquanto se segue adiante, com base em novas descobertas ou informações.

    (11) Não invista em planos de negócios, mas em pessoas

    Ou seja procure alguém capaz de mudar seis ou sete vezes ao longo da carreira, ou mais, pois quando investimos em pessoas, ficamos imunes aos discursos de retroajustamento no plano de negócios – é simplesmente mais robusto fazer isso. Não há evidências que o planejamento estratégico funcione. Até há evidência que ela atrapalhe. Segundo o pesquisador de gestão William Starbucks, ele faz com que a empresa fique cega às opções, uma vez que se aprisiona a uma conduta não oportunista.

    Quando estudei a administração clássica nos ensinaram que era seguro planejar e ter foco nas estratégias menos ousadas e arriscadas.

    Que pessoas com capacidade para os instintos e que sempre mudavam de "carreira", ideais, eram inconstantes, portanto, não era um modelo muito seguro a se seguir.

    Atualmente continuo sendo estrategista, até pelo perfil instintivista e assim procurando equilibrio.

    Mas, nos dias atuais... Quem não consegue se reinventar o tempo todo no mercado estará sem opções para buscar novas oportunidades de negócios.

    As verdades absolutas não mais existem ...

    Dou graças por ter esse espírito inconformado e pensar sempre em me reinventar.

    Bom tópico lá no CC Huxley. Parabéns !


    [Fraternos]
     
     " Permaneçam abertos de coração e mente para os "antigos" que criaram todas as coisas; e para seus irmãos e irmãs " !

    images?q=tbn:ANd9GcQ9mLQDb5cO3QT_mujQmNUODmNQOFSFiLMKgfYFqAtcLg63oaKtZw
     
  • JudasJudas Moderator
    Huxley disse:
    Judas disse: Eu estava falando de mim mesmo. Meu capital ainda não basta pra gerar renda passiva suficiente. E não conheço bem os demais tipo de investimentos além das ações e FIIs.

    Em algum tempo vou precisar alocar capital em renda fixa e já estou estudando onde pode ser.

    os 1000 reais aqui serão um buy and hold onde os resultados serão medidos em percentuais pra se ter uma vaga ideia de como isso se da no tempo de mandato de um governo que é a favor do mercado e de medidas mais liberais.

    Os retornos médios de longo prazo de ações já são conhecidos. Nos Estados Unidos, pegando uma amostra de muitas décadas, Edward Thorp estimou que ações de grandes empresas têm taxa de retorno real anual de 6,9% e pequenas empresas (small caps, imagino) têm taxa de retorno real anual de 9,1%. No Brasil, segundo o economista Marcos Silvestre (ver livro "Investimentos à Prova de Crise"), é razoável pressupor que a taxa de retorno anual médio das ações mais negociadas no Bovespa seja de 7,4%.

    Este número de 7% no IBOV pode ser verdadeiro em um cenário de estabilidade econômica.

    Agora no período pós PT os ganhos estão muito acima disso uma vez que a crise deixou muitas ações com preços descontados.

    Eu tenho conseguido ganhar 5% ao mês com esta retomada e só faço Day Trade e Swing Trade, o que não é o ideal. Eu precisaria ter um pouco de capital alocado em ativos para longo prazo pra dar alguma estabilidade na carteira.

    É o motivo de eu ter criado o tópico. Mostrar ao Criaturo que as coisas que ele disse sobre o PT, FHC etc...são exatamente o contrário do que ele pensa, mas dessa vez espero conseguir provar com DINHEIRO de verdade pra ver se entra na cabeça dele.

    Se este governo seguir ao menos os 3 anos que lhe faltam sem nenhum escândalo de corrupção real e a política econômica seguir este rumo a alta do IBOV deve ser bem expressiva.


    Mas como dito por você, o que aconteceu no passado não é garantia nenhuma sobre o futuro.
  • JudasJudas Moderator
    @CRIATURO


    Aqui a lista dos ativos. Com o passar dos dias pretendo postar vídeos sobre eles.

    WEGE3F (motores elétricos e automação, dispensa comentários, ótima empresa)

    SLCE3F (agronegócio, carrega o PIB nas costas, vale a pena ser sócio aqui)

    EZTC3F (construtora com bons múltiplos e pouca dívida, setor se beneficia da SELIC baixa)

    EGIE3F (setor elétrico, empresa inova com uso de painéis solares pra produzir parte da energia, estreou há pouco tempo na bolsa, tem espaço pra subir)


    SQIA3F ( TI, bons múltiplos e espaço pra crescer)

    QUAL3F ( Saúde, já ganhei uma nota com esta ação, uma das melhores do setor, este empresa lucra muito)

    KLBN11 (A Klabin é uma empresa de celulose e embalagens de papelão. É verticalizada, vai desde plantar a árvore até a caixa pronta. Tudo que vende pela internet precisa de caixa e eles fazem a caixa hehehe. A Suzano é uma baita empresa também mas ela só negocia a celulose que é uma commodity e tem preço cotado internacionalmente, escolhi a KLBN11 pela diversificação. Suzano tem usn 90 anos e a Klabin mais de 100, já passaram por tudo que é crise )

    IRBR3 (empresa de resseguros, a seguradora das seguradoras)

    Já vai lá na Clear na seção de Swing trade e coloca estes ativos na sua lista, não precisa comprar ainda.

    Todos os ativos terminam com a letra "F" isso significa que você vai comprar uma fração de um lote. Um lote de ações é de 100 ações. Um lote fechado de QUAL3 a 38,00 reais custa 3800,00 reais. Já no fracionado você pode comprar de 01 a 99 ações.

    Comprar apenas 01 ação de cada ativo.


    Ainda tem mais mas estou estudando qual escolher.

    Me manda um áudio no Whatsapp se tiver qq dúvida faço um vídeo da tela do PC e te ensino como fazer.

    31-98888-9797
  • JudasJudas Moderator
  • Estou de recesso, quando voltar daremos sequência rumo a fortunas B)
  • HuxleyHuxley Member
    editado January 1
    Judas disse:
    Huxley disse:
    Judas disse: Eu estava falando de mim mesmo. Meu capital ainda não basta pra gerar renda passiva suficiente. E não conheço bem os demais tipo de investimentos além das ações e FIIs.

    Em algum tempo vou precisar alocar capital em renda fixa e já estou estudando onde pode ser.

    os 1000 reais aqui serão um buy and hold onde os resultados serão medidos em percentuais pra se ter uma vaga ideia de como isso se da no tempo de mandato de um governo que é a favor do mercado e de medidas mais liberais.

    Os retornos médios de longo prazo de ações já são conhecidos. Nos Estados Unidos, pegando uma amostra de muitas décadas, Edward Thorp estimou que ações de grandes empresas têm taxa de retorno real anual de 6,9% e pequenas empresas (small caps, imagino) têm taxa de retorno real anual de 9,1%. No Brasil, segundo o economista Marcos Silvestre (ver livro "Investimentos à Prova de Crise"), é razoável pressupor que a taxa de retorno anual médio das ações mais negociadas no Bovespa seja de 7,4%.

    Este número de 7% no IBOV pode ser verdadeiro em um cenário de estabilidade econômica.

    Agora no período pós PT os ganhos estão muito acima disso uma vez que a crise deixou muitas ações com preços descontados.

    Eu tenho conseguido ganhar 5% ao mês com esta retomada e só faço Day Trade e Swing Trade, o que não é o ideal. Eu precisaria ter um pouco de capital alocado em ativos para longo prazo pra dar alguma estabilidade na carteira.

    É o motivo de eu ter criado o tópico. Mostrar ao Criaturo que as coisas que ele disse sobre o PT, FHC etc...são exatamente o contrário do que ele pensa, mas dessa vez espero conseguir provar com DINHEIRO de verdade pra ver se entra na cabeça dele.

    Se este governo seguir ao menos os 3 anos que lhe faltam sem nenhum escândalo de corrupção real e a política econômica seguir este rumo a alta do IBOV deve ser bem expressiva.


    Mas como dito por você, o que aconteceu no passado não é garantia nenhuma sobre o futuro.

    O número de 7,4% que citei se refere ao período 2001-2010, período em que aconteceu o estouro da bolha da internet, tensão pré-eleitoral de Lula (que levou a taxa de câmbio R$/US$ ao maior valor da história do Real) e a crise do subprime (que levou a economia do Brasil à recessão em 2009).

    "Estabilidade econômica de longo prazo no Brasil" é um oxímoro quase perfeito.

    Ademais, o retorno potencial alto também existe na baixa do Ibovespa. Seja com ações de certas empresas exportadoras, seja com opções, ou ainda (_______).
  • JudasJudas Moderator
    Não devemos estar falando da mesma coisa.

    Só em três dias se ganha 7% com ações na Bovespa.

    Dezenas de empresas registraram altas acima de 100% no ano.
  • JudasJudas Moderator
    editado January 1
    "Estabilidade econômica de longo prazo no Brasil" é um oxímoro quase perfeito".

    Eu não falei isso, principalmente no "longo prazo"

    10 anos é longo prazo, os três anos pós PT não é longo prazo e tem sido um período de alta muito forte que só balançou com a delação do Joesley e na tensão pré eleitoral.

    Disparou alta histórica depois que Bolsonaro levou.

    O cenário atual é que se este governo do Brasil seguir seu rumo teremos mais altas porém sempre com a ameaça do cenário internacional desandar.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.