A Educação no Brasil é Ruim? Culpa da Igreja Católica.

Comentários

  • A educação publica no Brasil é ruim por conta da economia porca,
    não se constrói novas escolas, nem aumenta-se o contingente de profissionais da educação, não seleciona-se alunos nem se reprova os inaptos.
    onde isso acontece como as Etecs o nível médio da educação é elevado sendo os mais aprovados para adentrarem aos cursos universitários publicos.
  • editado August 25
    Vi o título e pensei "lá vem besteira", mas ouvindo o cara ficou mais claro.
    Ele não tá de todo errado, no caso do Brasil havia uma educação pública de qualidade até o começo dos anos 70, só que uma pequena minoria dos jovens concluía o ensino médio.
    Foram os militares que introduziram reformas no ensino visando sua massificação, com foco na profissionalização e oferta de mão de obra qualificada e barata que sustentasse o Milagre Econômico.
    No fim não vingou nem a educação profissionalizante de massa e nem o Milagre Econômico, que sufocado pela Crise do Petróleo naufragou na recessão, inflação e dívida externa.
    E a Igreja Católica?
    A Educação Medieval girava em torno da Igreja e seu objetivo era de fato formar o Alto Clero e as burocracias estatais, cuja demanda na época era insignificante comparada com o tamanho das máquinas públicas atuais.
    Os nobres não tavam nem aí. O ofício deles era a Guerra.
    Alguns lordes podiam até aprender algumas leituras prá ostentar arremedos de elegância e se diferenciar dos camponeses, mas não iam muito além disto.
    Dizer que a Educação Católica é inferior à protestante citando Portugal é fácil
    Só que Itália, berço da Renascença e a França, centro da cultura européia por séculos são nações historicamente católicas.
    O verdadeiro problema tá em como ter sucesso onde os militares fracassaram, universalizar o ensino médio público entre populações pobres sem perder a qualidade.
    Não é um problema de sociedades católicas e nem sequer de países de terceiro mundo.
    Os Estados Unidos, que não são uma coisa, nem outra, tem sérios problemas para fazer com que as escolas públicas das áreas de gueto atinjam o padrão dos subúrbios de classe média.
    Como sempre, o buraco é mais embaixo.
  • editado August 25
    A educação "ruim" no Brasil não é causa mas um sintoma da falta de perpectivas que por conseguinte é conjuntural de um país sem uma unidade sociocultural que produza nas pessoas a impressão de ser "parte de algo". Quando algum processo qualquer tiver forca suficiente para mudar esse estado de coisas a melhoria da educação será uma expressão dessa mudança. Esse papo aí de que é preciso mais verba, mais estrutura, mais valorização do professor é malhar em ferro frio.
  • editado August 25
    Brasileirice
  • PugII escreveu: »
    Brasileirice

    Portuguesice.
  • Brasileirice x Portuguesice = Criancice
  • CRIATURO escreveu: »
    Brasileirice x Portuguesice = Criancice

    Chegou o especialista.
  • PugII escreveu: »
    Brasileirice
    Talvez seja herança cultural de nossos antepassados e colonizadores ...
  • Fernando_Silva escreveu: »
    PugII escreveu: »
    Brasileirice
    Talvez seja herança cultural de nossos antepassados e colonizadores ...

    Talvez.
    Deixando de fora os índios vejamos: africanos, árabes, turcos, japoneses, italianos, alemães, polacos, espanhóis...é muito lixo mesmo

    Se calhar deviam ter-se ficado pelos portugueses :)



    Seriamente, esse debate a pretender justificar o estado da educação no Brasil através do protestantismo vs catolicismo é muito ruim...digno de um tuga brasileiro.
  • editado August 28
    O catoliquismo numa nação que carece de uma unidade cultural como o Brasil exacerba essa falta de unidade. O catoliquismo acaba sendo mais uma cisão ironicamente onde o nome, catoliquismo deveria, imagine, significar universalidade.
  • PugII escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    PugII escreveu: »
    Brasileirice
    Talvez seja herança cultural de nossos antepassados e colonizadores ...

    é muito lixo mesmo
    Quando é que você vai se jogar fora?

  • 90% dos "x" cromossomicos portugueses estão no Brasil e mesmo cerca de 50% das mitocôndrias femininas portugueses e também 95% dos falantes nativos da língua portuguesa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.