os verdadeiros fundamentalistas e apologistas do mercado.

Paradoxalmente, são os estatistas e intervencionistas de esquerda os verdadeiros fundamentalistas e apologistas do mercado.

Eles acreditam que:

A) Fazer lockdowns, desligar a economia, impedir as pessoas de trabalhar e produzir, e colocar o Banco Central para simplesmente imprimir dinheiro para dar às pessoas e mantê-las em casa permite a economia continuar girando normalmente, sem escassez, sem alta de preços e com mínimo aumento no desemprego.

b) aumentos de impostos não afetam a economia e nem a criação de riqueza;

c) subsídios e empréstimos subsidiados feitos por bancos estatais não geram distorções, não trazem ineficiências e não prejudicam os pequenos empreendedores em prol dos grandes;

d) tarifas protecionistas não prejudicam os mais pobres, não criam reservas de mercado para as grandes indústrias, e não geram desigualdades sociais;

e) agências reguladoras, ao criarem barreiras à entrada de novas empresas, não criam oligopólios para as empresas amigas do governo, não pioram a qualidade dos serviços e não elevam os preços;

f) encargos sociais e trabalhistas que duplicam o valor do salário não afetam a contratação de mão-de-obra e não empurram os menos qualificados para a informalidade.

g) aumentar os salários por decreto (principalmente o salário mínimo), o que significa aumentar artificialmente os custos de produção, não afetará a produção.

h) aumentar os gastos do governo — isto é, contratar mais burocratas e criar mais burocracia e regulamentações — não afeta a iniciativa privada e não atrapalha a produção e criação de riqueza.

A esquerda acredita que o mercado é capaz de absorver impavidamente várias distorções artificiais e ainda continuar produzindo riqueza e aumentando o bem-estar de todos. Isso sim é ter uma crença fundamentalista e ingênua na economia de mercado.

Por isso, na prática, é difícil encontrar maior apologia ao mercado do que nas posições econômicas defendidas pela esquerda.

Comentários

  • editado March 16
    Isso tudo admitindo que esquerdas e direitas não são meros teatros dentro de uma realidade maior nos bastidores de seja lá o que for. Neste teatro a peça encenada parece ser a mesma, só mudando os atores.

  • Estímulos da ordem dos trilhões de dólares nos EUA causaram otimismo nos índices Dow e SMP.
    Veja o gráfico e vai constatar alta após a medida gastadora.

    Eu, do alto da minha ignorância, entendo que gastar dinheiro fazendo dívida e ligando a impressora é ruim.

    É uma bolha e esse pessoal sabe muito bem que é, mas sabem também a hora de pular fora antes que estoure deixando assim a conta pra quem pegou o dinheiro "dado" pelo governo e agora vai pagar com juros.
    E imagine ainda a situação de quem além de não pegar a grana do governo vai ter que dividir a conta com quem pegou.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.