Fórum Religião é Veneno – Vinte e Um Anos!

Em Janeiro de 2022 o RéV completará vinte e um anos ininterruptos de funcionamento.
Chegamos à maioridade.
Não é pouca coisa.
Pouquíssimos espaços de discussão na web alcançam esta idade e o RéV testemunhou o desaparecimento de seus similares um por um, enquanto seguia em frente.
Assistimos à ascensão e queda do Orkut, cujas comunidades de discussão praticamente substituíram os fóruns de debates e hoje continuamos aqui neste meio dominado pelas redes sociais.

O segredo da longevidade?
Basicamente, o RéV evoluiu de apenas mais um site de Internet para se tornar uma comunidade de pessoas cuja amizade se estendeu para além dos limites do mundo virtual, pessoas com opiniões divergentes, mas com a mesma vontade de descobrir a verdade que surge do confronto de ideias.
Também nos diferenciava desde o nascimento nosso perfil anárquico de espaço onde conviviam harmonicamente discussões inteligentes, humor escrachado (muitas vezes ácido) e bobagens de todo tipo, diferente de outros fóruns céticos da época que impunham um sisudo formalismo cientificista como regra.

Nesta duas décadas acompanhamos e ficamos felizes com o sucesso de muitos de nossos participantes, alguns que entraram aqui adolescentes, e que hoje são cientistas respeitados, executivo de Wall Street, sócio de empresa tradicional de advocacia, professores dedicados, artistas e outros tantos que, independente das carreiras cresceram conosco e nos ajudaram a crescer.

A todos eles que por aqui estiveram e a todos nós que aqui estamos o Fórum Religião é Veneno dedica o seu muito obrigado por estes 21 anos.
Que sigamos com inteligência, humor e bobagens buscando a verdade e defendendo a liberdade, nossos valores fundamentais.

Longa Vida ao Religião é Veneno!
«1

Comentários

  • Compartilho de sua alegria e orgulho, e com todos os demais membros.
  • editado December 2021
    Em 1997 eu comprei meu primeiro fax-modem com 33kbps em uma Fenasoft, naquela época muito se falava sobre os "chats" de internet, o mais famoso do UOL, esses sempre foram lugares horríveis para conversar com pessoas e que rapidamente se degeneraram em ambiente de putaria online.
    Não existiam redes sociais, fóruns de discussão nem nada parecido. A maioria dos sites eram realmente "paginas de internet" escritas em HTML puro e não "web applications" ricos em JavaScript e gerados por uma linguagem dinâmica no servidor como o PHP.
    A linguagem já existia e eu mesmo aprendi ela nessa época, mas ainda não tinham tantas aplicações e acho que nenhuma aplicação de fórum tinha sido escrita.

    Por volta de 2001 eu ainda era ateu e vinha enfrentando problemas crescentes com a depressão, foi quando eu encontrei os antigos grupos do Yahoo, o primeiro local online onde conversas interessantes eram travadas.
    Na falta de um sistema de fórum eles usavam listas e-mails onde todos conseguiam conversar com todos usando os aplicativos de e-mail como o Outlook. Não era o sistema ideal para debates, mas tinha muita gente inteligente conversando em grupos de ajuda para problemas específicos.

    Nessa mesma época os fóruns já tinham começado a surgir e eu ainda iria levar algum tempo para entrar em um deles. Os meus problemas com a depressão me levaram a filosofia e por acidente as religiões orientais. Foi quando eu fiz algumas descobertas sobre o assunto e me interessei em procurar outros ateus para compartilhar o que tinha descobrido.
    O primeiro local que eu conheci foi o fórum da Ateus.net, que era ótimo e tinha pessoas bem legais.

    Eu tinha visto um outro fórum que parecia bem movimentado, mas o design era bem amador e meio agressivo pois era todo escuro e também não tinha domínio próprio, então o fórum mais bonito do Ateus.net me chamou mais a atenção. (O Clube Cético ainda não existia).
    Eu fiquei por lá um bom tempo e já não era mais exatamente um ateu, a administração do fórum achou que o nível dos debates estava baixo e decidiu que a solução para melhorar o nível seria banir todos os teístas e deixar só os ateus. E assim morreu um excelente fórum por meio de uma censura elitista.

    Eu fui banido com os outros e sai em busca de outro local, dessa vez aquele fórum preto e amador era o único local movimentado que tinha sobrado então decidi experimentar.
    Já não lembro exatamente em que ano foi isso, mas a Apocalíptica era uma das moderadoras que não iam muito com a minha cara, junto com o Acauan.

    Apesar do design amador os foristas e os debates travados eram bem profissionais. Eu era um Zé ruela quando o assunto era política, mas eu sabia disso então tentava ficar longe desses debates. Ainda assim lia os debates sobre política e gostava muito de um tal de André, social democrata que estava sempre em debates com os "reaças" do fórum.
    Eu me lembro de tecer elogios a ele e de falar que não entendia do assunto e por isso não me metia, mas tinha muita simpatia pelas ideias dele.
    Isso explica em parte a razão de muitos não gostarem de mim por aqui nessa época ;)

    Mas como todo mundo que está na agua acaba se molhando, acabei dando meus pitacos sobre política com um cara que falava coisas meio ultrajantes, escrevia textos em azul e usava o nick "User F. Cabeção". Meu deus, como apanhei nos debates com esse cara.
    Eu lembro até hoje que o Cabeça foi o primeiro dos direitistas do fórum que eu consegui entender a lógica por detrás das ideias políticas "malucas". Ele me refutou tão completamente em um debate que eu não consegui ignorar a lógica dele.
    Foi quando eu comecei a pegar o "fio da meada" de como a direita pensa e passei a entender melhor o que diziam outros foristas.

    Muitos anos se passaram e hoje quando eu leio no fórum antigo as ideias que antes eu simpatizava eu sinto vergonha. Principalmente quando vejo lá todo mundo refutando o tal do André sem que na época eu pudesse perceber.

    Eu busquei o primeiro fórum ateu para debater religião e tentar explicar o que eu descobri nela e que foi capaz de me fazer deixar de ser ateu e passar a ser um agnóstico teísta. Eu confesso que na época fiquei um pouco frustrado porque nunca consegui convencer ninguém de nada.
    A minha paixão pelo fórum surgiu muitos anos depois dessa época, quando eu percebi que o fórum tinha me mudado e que eu tinha sido convencido pelas pessoas que frequentam esse espaço e já não carregava mais aquelas ideias dignas de vergonha.

    O fórum foi verdadeiramente um local onde eu pude aprender e mudar para melhor. Da mesma forma que hoje eu fico feliz de ter acesso ao YouTube e poder assistir aos grandes debates do pessoal da chamada "Intelectual dark web", o RV foi o degrau que eu precisava para ser alguém com capacidade de entender o que esse pessoal diz.
    O RV é a nossa "intelectual dark web" e o pessoal que frequenta e frequentou esse espaço durante tantos anos segue o mesmo espírito de liberdade e convivência sadia com a diversidade de pensamento, ainda que defendam de modo enfático suas ideias.

    Esses 21 anos são só um pequeno pedaço dessa historia.
  • Só tenho a agradecer a paciência de todos, inclusive dos que não mais frequentam aqui por me tirar das trevas.
    Um completo iletrado educado por professores doutrinadores e sofrendo influência esquerdista dentro da própria família.
    Foi muita sorte minha encontrar este espaço, do contrário não vejo como poderia ter mudado de curso a tempo.

    Entrei ateu e continuo ateu porém agora com mais conhecimento acerca da minha própria mediocridade diante das questões fundamentais e mais pragmatismo pra lidar com a realidade destas e de outras questões.

    Aqui estive dos dois lados do conselho de Nelson Rodrigues sobre os jovens.
    "Envelheçam!"

    No início eu precisava ouvir isso, hoje, depois de muito apanhar da vida, me sinto no direito de falar aos outros.
  • editado December 2021
    Apesar de frequentar BBS e ter acesso à Internet já em 1995, eu continuei católico até 1997. Foi só então que, ao perder a fé, comecei a pesquisar sobre o assunto e descobri que não era o único ateu no mundo.

    No início, participei de alguns debates aqui e ali em fóruns do exterior, sem me fixar em nenhum deles, mas tive longas conversas por email com pessoas que conheci.

    Em dezembro de 2000, a revista "Isto é" publicou, na capa, a pergunta "Você acredita em Jesus?".
    Quando resolvi dar uma olhada na seção de cartas dos leitores, já havia trocentas mensagens babacas de crentes. Depois de ler aquilo, fiz um resumo dos "argumentos" deles e postei com minhas respostas. Eles não gostaram e começou uma discussão feroz, que acabou atraindo mais gente. Como era apenas uma seção de cartas, acabou sumindo do site, mas me deixou com vontade de participar de debates.

    Encontrei então o FCB (Fórum Cético Brasileiro), onde fiquei por um tempo até o criador / moderador desistir por falta de tempo (ele lia todas as mensagens antes de liberar).

    Mudei para a STR, onde fiquei até o servidor deles dar pau por falta de manutenção e depois ser invadido por hackers, quando então vim aqui o RéV, que já conhecia, mas não era forista.

    Não diria que mudei de ideia com os debates no RéV, mas certamente melhorei meus argumentos, aprendi coisas novas e descartei algumas coisas depois de perceber que eram só boatos ou distorções. Além de conhecer muita gente boa.

    Mais tarde, comecei a participar também do "Clube Cético" e do "Ateus do Brasil".

  • Conheci o fórum em 2007, mas só vim a postar em 2013. Pra mim hoje um dos melhores lugares da internet pra filtrar informação.
  • Vai ter mais coisa, semana que vem vou começar.
    Só vou precisar de ajuda técnica pra alguns detalhes.
  • Pra mim hoje um dos melhores lugares da internet pra filtrar informação.
  • Judas escreveu: »
    Só tenho a agradecer a paciência de todos, inclusive dos que não mais frequentam aqui por me tirar das trevas.
    Um completo iletrado educado por professores doutrinadores e sofrendo influência esquerdista dentro da própria família.
    Foi muita sorte minha encontrar este espaço, do contrário não vejo como poderia ter mudado de curso a tempo.

    Entrei ateu e continuo ateu porém agora com mais conhecimento acerca da minha própria mediocridade diante das questões fundamentais e mais pragmatismo pra lidar com a realidade destas e de outras questões.

    Aqui estive dos dois lados do conselho de Nelson Rodrigues sobre os jovens.
    "Envelheçam!"

    No início eu precisava ouvir isso, hoje, depois de muito apanhar da vida, me sinto no direito de falar aos outros.

    Aquele André do fórum mais antigo, social-democrata? Lendo o fórum RV mais antigo de todos ainda disponível para ler (de 2005 a 2012), ele me parece mais um ultra-esquerdista.
  • LaraAS escreveu: »
    Judas escreveu: »
    Só tenho a agradecer a paciência de todos, inclusive dos que não mais frequentam aqui por me tirar das trevas.
    Um completo iletrado educado por professores doutrinadores e sofrendo influência esquerdista dentro da própria família.
    Foi muita sorte minha encontrar este espaço, do contrário não vejo como poderia ter mudado de curso a tempo.

    Entrei ateu e continuo ateu porém agora com mais conhecimento acerca da minha própria mediocridade diante das questões fundamentais e mais pragmatismo pra lidar com a realidade destas e de outras questões.

    Aqui estive dos dois lados do conselho de Nelson Rodrigues sobre os jovens.
    "Envelheçam!"

    No início eu precisava ouvir isso, hoje, depois de muito apanhar da vida, me sinto no direito de falar aos outros.

    Aquele André do fórum mais antigo, social-democrata? Lendo o fórum RV mais antigo de todos ainda disponível para ler (de 2005 a 2012), ele me parece mais um ultra-esquerdista.

    Era um esquerdão intelectualóide daqueles com diplomas e doutorados em um monte de coisas inúteis as quais eu sequer sabia que existiam.
    Nas palavras dele:

    "Eu sou um esquerdista como George Orwell".

    Não sei se Orwell gostaria da comparação, o tal André era um ditadorzinho estatista cheio de "planos perfeitos" pra gerir a vida dos outros através do porrete do estado.
  • editado December 2021
    LaraAS escreveu: »
    Aquele André do fórum mais antigo, social-democrata? Lendo o fórum RV mais antigo de todos ainda disponível para ler (de 2005 a 2012), ele me parece mais um ultra-esquerdista.

    Pois é, imagine agora a minha vergonha em retrospectiva em ler os posts dele e lembrar que eu achava tudo aquilo muito inteligente...
  • Judas escreveu: »
    Era um esquerdão intelectualóide daqueles com diplomas e doutorados em um monte de coisas inúteis as quais eu sequer sabia que existiam.
    Nas palavras dele:

    "Eu sou um esquerdista como George Orwell".

    Não sei se Orwell gostaria da comparação, o tal André era um ditadorzinho estatista cheio de "planos perfeitos" pra gerir a vida dos outros através do porrete do estado.

    Eu acho que os social-democratas são os "espíritas" da política, se é que você entende a comparação. Eles tem a pretensão de serem racionais e científicos defendendo aquilo que é irracional e anti-científico.
  • NadaSei escreveu: »
    Judas escreveu: »
    Era um esquerdão intelectualóide daqueles com diplomas e doutorados em um monte de coisas inúteis as quais eu sequer sabia que existiam.
    Nas palavras dele:

    "Eu sou um esquerdista como George Orwell".

    Não sei se Orwell gostaria da comparação, o tal André era um ditadorzinho estatista cheio de "planos perfeitos" pra gerir a vida dos outros através do porrete do estado.

    Eu acho que os social-democratas são os "espíritas" da política, se é que você entende a comparação. Eles tem a pretensão de serem racionais e científicos defendendo aquilo que é irracional e anti-científico.

    Exatamente isso.
    Especialmente quando eles tratam do maior obstáculo que as ideais terríveis deles precisam superar pra poder serem implantadas, a natureza humana e as diferenças entre indivíduos. Nessa hora qualquer coisa que se assemelhe a ciência é jogada pela janela.

    O André tinha planos minuciosos pra cada poder absurdo que ele queria dar ao estado funcionasse da forma que ele pensou e não da forma que sempre funciona quando se tenta planejar e por em prática esse tipo de coisa envolvendo um monte de peças móveis (indivíduos).
    A corda arrebenta do lado mais fraco, o estado fica com o poder e a contra partida que seria justificativa pelo preço que o povo pagou pela suposta solução não é entregue, e não há como reaver a liberdade entregue.
    Você compra um produto no Magazine Luiza, ele não chega e mesmo assim você trabalha pra pagar as prestações.

    Exemplos: Desarmamento em 2003 em troca de ficarmos livres da violência por armas de fogo e passaporte de vacinas pra poder andar em troca de ficarmos livres do vírus.

    Teremos que usar um papelzinho pra andar de forma humilhante, daremos este poder ao estado e vamos conviver com o vírus do mesmo jeito.
  • As pessoas sempre pensam no governo em como elas acha que ele deveria ser se elas fossem governar, então imaginam um monte de coisas que gostariam de fazer e querem dar ao governo o poder de fazer essas coisas.

    O que ninguém se da conta é que na verdade não irão governar, serão na verdade governados e em geral pelos piores representantes da sociedade, pois os piores são justamente os que se interessam por poder e querem governar a vida dos outros.

    Um bom projeto de governo na verdade deveria começar com as perguntas: " O que acontecerá se Hitler assumir o poder no sistema que de governo que eu estou criando"?
    "Qual o tamanho do estrago que ele poderá causar contra o povo nesse sistema"?
  • editado December 2021
    Eu cheguei até o RV graças a um forum de crentes. Meu primeiro acesso foi em 2002 no forum now.
    Me cadastrei no forum crente como "O ENCOSTO" e fui bloqueado após a segunda ou terceira postagem. Usei varios outros apelidos mas o pessoal ja sabia que era o tal de "encosto" e me bloqueava.
    Certo dia, um ex forista (cristiano - o mormon) postou uma mensagem sobre um tal forum de ateu. Todos ficaram horrorizados pela existência de tal ambiente virtual. Eu vim aqui onde postei uma trollagem pois sabia que viriam ler. Postei que que sofria perseguições por lá. A galera de lá se cadastrou aqui e o RV teve uma semana muito agitada.

    Acabei ficando aqui.

    Eu pedi desculpas ao dono do forum de lá: Norberto. Dei muito trabalho para ele. Conversei faz uns 4 anos com o cara. kkkk
  • ENCOSTO escreveu: »
    Eu cheguei até o RV graças a um forum de crentes. Meu primeiro acesso foi em 2002 no forum now.
    Me cadastrei no forum crente como "O ENCOSTO" e fui bloqueado após a segunda ou terceira postagem. Usei varios outros apelidos mas o pessoal ja sabia que era o tal de "encosto" e me bloqueava.
    Certo dia, um ex forista (cristiano - o mormon) postou uma mensagem sobre um tal forum de ateu. Todos ficaram horrorizados pela existência de tal ambiente virtual. Eu vim aqui onde postei uma trollagem pois sabia que viriam ler. Postei que que sofria perseguições por lá. A galera de lá se cadastrou aqui e o RV teve uma semana muito agitada.

    Acabei ficando aqui.

    Eu pedi desculpas ao dono do forum de lá: Norberto. Dei muito trabalho para ele. Conversei faz uns 4 anos com o cara. kkkk

    Gostei do relato.
  • Não me lembro direito quando foi meu primeiro contacto com o RéV.
    Talvez tenha sido mencionado na STR e eu fiquei curioso. Ou talvez tenha sido depois que conversei com o Cláudio no site "Realidade" do Geocities (nada a ver com o fórum "Realidade" do pessoal que saiu do RéV).
    Mas lembro que dei uma olhada certa vez porque o Aurélio me pediu para vir aqui refutar os argumentos de sei lá quem.
  • E eu que cheguei aqui em 2007, mas só fui me cadastrar em 2013.
  • editado January 4
    Coleção de coisas postadas por Erivelton/Profeta dos Ateus/Dr.Watson.
    Não dá para generalizar como "coisa de crente" porque ele era, como direi ... peculiar.

    Fernando Silva disse:
    O que significa "padecerão eterna perdição" segundo o seu dicionário?

    Erivelton respondeu:
    A explicação para inferno eterno está num simbolismo aplicado para todos em comum na qual ninguém sairá dalí enquanto não pagares o ultimo centavo.
    ======
    Erivelton disse:
    Um Deus bondoso nunca mandaria matar ninguém. Interpreta a bíblia a nível da bondade de Deus.
    A lei diz: NÃO MATARÁS

    Erivelton, confrontado com:

    32:26. Então Moisés ficou de pé no meio do acampamento, e gritou: "Quem estiver do lado de Javé, venha até mim". E todos os filhos de Levi se reuniram em torno dele.
    32:27. Moisés então lhes disse: "Assim diz Javé, o Deus de Israel: 'Cada um coloque a espada na cintura. Passem e repassem o acampamento, de porta em porta, matando até mesmo o seu irmão, companheiro e parente'."
    32:28. Os filhos de Levi fizeram o que Moisés havia mandado. E nesse dia morreram uns três mil homens do povo.

    respondeu:

    A lei diz NÃO MATARAS, mas os que foram mortos foram todos aquels que se mantiveram rebeldes para agitar o povo.
    O sentido de matar é no conceito de matar sem nenhum motivo. O sentido de não matar é para vivermos todos em união.
    Na questão de mandar matar, Deus é o autor da vida. Ela dá a vida e ele mesmo pode tirar quando quiser.
    Seu plano era de organização e tudo tinha que se cumprir de acordo com sua vontade.
    Até porque a vida não acaba na morte e um dia todos levantarão para terminar sua evolução.
    ==============

    Como Jesus pode descender de David se José não teve nada com Maria?

    Erivelton respondeu:
    Para Deus nada é impossível.
    Não questione o poder de Deus e naquilo que ele seja capaz. Os seus milagres estão acima daquilo que podemos imaginar. Ele é sim judeu descendente de José, só que Maria foi engravidada pelo ES. Se fosse tirar o DNA com certeza José seria o pai da criança.

    Estávamos falando de terra tremendo, céu escurecendo, templo ruindo. Então tudo foi apenas uma visão?

    Erivelton disse:
    Sim, só para aqueles a quem Deus quis revelar.

    Ah tá explicado então, não aconteceu realmente, foram apenas ''visões'' nas cabeças das pessoas escolhidas. Assim como o suposto milagre de Fátima.

    Erivelton disse:
    A bíblia diz tacitamente que foram visões? Ou é apenas mais uma conclusão pessoal sua?
    ================
    Além disto, um evangelho diz que José é filho de Heli e outro diz que é de Jacó. O resto também não bate.

    Erivelton disse:
    Mais uma conspiração.
    Ninguém pode sair por aí dizendo que é contradição sem as provas. Não poderia Jacó e Heli serem irmãos?
    ================
    Erivelton, sobre os ateus:
    A minha opinião seria incriminar e protestar contra uma minoria que induz a massa a ter pensamentos diferentes sem nenhuma proposta de paz aparente.
    ===============
    Por que Lot entregou suas filhas virgens para serem estupradas pela multidão e, mesmo assim, é considerado um "justo"?

    Erivelton disse:
    Ló não tinha intenção nenhuma de darem suas filhas para serem estrupadas. Qual pai faria isto com suas filhas. É mais um texto para interpretarmos de forma moral e racional. Ló queria apenas apresentar suas filhas numa questão de querer fazer amizades com aquele povo. Tenho 2 filhas e voces podem ser meus parentes. Foi um ato de pura reconciliação.
    ===============
    Por que Deus mata tantas crianças inocentes no Antigo Testamento?

    Erivelton disse:
    Todo mundo morre um dia. Essas crianças apenas foram mais cedo para o céu. Jesus mesmo disse "Deixai vir a mim as criancinhas".
    ===============
    Erivelton disse:

    Deus poderia saber o que vamos fazer, mas, por respeito a nós, ele não sabe. Ele só sabe quando profetiza. Por exemplo: ele não sabe o resultado de uma eleição, a menos que tenha profetizado qual candidato vai ganhar.
    ===============
    Por que Moisés mandou matar homens, mulheres e crianças e só poupar as virgens, que ficariam para seus soldados?

    Erivelton disse:
    Foi então dada a ordem: Matai todas as crianças de sexo masculino.
    Estas crianças seriam os filhos das mulheres prostitutas na qual Moises estaria dando uma ordem. Isto foi uma ordenaça para acabar com a prostituiçaõ entre o povo.
    ================
    Erivelton escreveu:
    Será que voces pensam que Deus pegou a costela do homem e fez a mulher?

    O sentido figurado das palavras mostram apenas que a mulher teve a mesma origem do homem e sempre será um pedaço do homem.
    ======================
    Erivelton escreveu:
    A bíblia não é ficção.
    Jesus disse: EM VERDADE EM VERDADE VOS DIGO: DUAS VEZES VERDADE.
    VERDADE NÃO É FICÇÃO.
    ======================
    marta escreveu:
    Se é que eu entendi alguma coisa desse tópico, não foi gezuizz quem mandou DAR A OUTRA FACE???

    Erivelton escreveu:
    Isto é brincadeira de mau gosto. Tem algum homem fantasiado de mulher para fazer tal coisa.
    Conheço estas perguntas.
    Tá pensando que cristão vai sair por aí dando a cará pra apanhar?Tá muito enganado.
    Existem até cristãos policiais. Se for possível MATA!
    =====================
    profetadosateus/erivelton disse:

    A base do projeto dos seres vivos também foi projetado para darem certo independente das doenças.Já foi provado fernando que se tiraase todos os genes defeituosos voltaríamos a ter um princípio sem doenças. Isto é: UM SER HUMANO PERFEITO.
    =========
    Fernando Silva:
    A Bíblia diz que as plantas foram criadas antes do Sol.

    Erivelton:
    E o que seria impossível para um Deus?
    =========
    Fernando Silva:
    O universo é caótico. Estrelas explodem, meteoros se chocam com planetas etc. Isto é um fato e mostra a bagunça do universo.

    Erivelton:
    Mas a terra permanece intacta e protegida.
    =========
    Fernando Silva:
    Se há médicos, é porque o corpo humano é defeituoso.

    Erivelton:
    Só é defeituoso quando está doente. Quando está sã ele funciona perfeitamente.
    =========
    Erivelton:
    Ninguém está destinado ao inferno. E mesmo que estejamos Deus terá sua justiça para dar explicações e se não der o que faremos para condenar um homem mais valente que todos nós?
    =========
    Erivelton sobre 1 Samuel 15:3

    A ordem foi dada por samuel a Saul num sentido altamente figurativo para que o povo não se misturasse aos amalequitas. Usou a expressão "MATAI AS CRIANÇAS DE PEITO" para que o povo ficasse ciente que Deus não queria nenhuma sociedade com um povo incrédulo.
    Se o povo matou as crianças porque deixariam sobreviver um Rei que mandava matar qualquer hebreu que pintasse na sua frente?
    É preciso saber julgar os acontecimentos das escrituras porque ela fala resumidamente em cada situação ocorrida.
    =========
    Erivelton, sobre a Bíblia perdoar o dono que matou o escravo de pancada:

    Se o escravo apanhou é porque alguma coisa ele fez.
    =========
    Erivelton sobre o livro de Josué e o genocídio dos cananeus:

    Quando os hebreus íam passar por um povoado eles pediam licença para passar, mas eles diziam que não e partiam para a guerra. Israel que não ia cruzar os braços devolvia com a mesma moeda. Os midianitas, amalequitas eram que nem carrapatos e estavam sempre no caminho dos hebreus.
    =========
    Erivelton:
    Segundo os relatos bíblicos Deus não está nem aí para aquilo que criou. Ser salvo e querer ser salvo é uma questão de fé.
    Está escrito: Pavor e medo virão sobre a humanidade enquanto a terra durar.
    Pela vontade íntima de Deus nada do que ele criou deixaria em vida, mas por causa de alguns escolhidos segundo o seu projeto de criação estes serão salvos e gozarão do plano divino.
    Quem não quer aceitar que se dane.
    Deus é amor mas também é fogo consumidor.
    ========
    Talvez este cara que estava pegando lenha num sábado já estava caminhando para o ateísmo e brincando com os mandamentos de Deus. Deus resolveu logo eliminá-lo para que seu plano não se tornasse de acordo com a sua vontade. No julgamento ele saberá dar a sentença final.

    Por causa de uma besteirinha a toa o cara começa roubar uma bala e daqui pouco esta assaltando um banco e matando pessoas. O mau se corta pela raiz.
    ========
    Erivelton:
    A maior Prova que DEUS existe é a própria gravidade do universo, como que ninguém parou para pensar nisto.
    O sol tem uma gravidade imensa, que é capaz de manter a sua radiação controlada, e ao mesmo tempo manter vários planetas presos em sua orbita, mas como isso é possível? se a gravidade serve para atrair os objetos para si, porque o sol não está puxando todos os planetas para perto dele???
    A Terra também deveria fazer o mesmo ao atrair a Lua, em vez disso a nossa Lua está se Afastando da terra 3,5 centímetros por ano.

    E o mesmo eu digo do centro da nossa galaxia, ou do centro do universo, que a ciência já admitiu existir uma gravidade muito elevada que é possível medir de tão grande que é, mas porque tudo não é atraído para este ponto no universo pela gravidade, que força poderia ser maior que a própria gravidade do universo, que controla ela, e ao mesmo tempo impõe limites a ela?
    Cientistas criam teorias sobre isso, mas nada é real ou provado até para eles a gravidade é inexplicável.
    Agora eu pergunto a vocês que força é esta, que faz a gravidade do sol ser tão forte ao ponto de manter planetas em um ciclo sem fim a sua volta, mas não os puxa para perto de si, ou os próprios planetas não puxam uns aos outros???

    Estamos num universo cheio de energias que poderíamos sentir a terra nos puxando para baixo como sentimos a ação de um ímã puxando um prego em sua direção. Mas não é o que acontece quando estamos num lugar alto e só caímos lá de cima se pulássemos para baixo. Não sentimos esta força de atração nos puxando para baixo ao nível da terra. Físico brasileiro muito considerado entre os melhores do mundo critica a teoria e diz que a gravidade não existe.
    ========
    Erivelton:
    Entre todas as bactérias soménte uma teria alcançado a forma mais complexa com os 5 sentidos e cérebro. Daí foi padronizado o ancestral comum universal.
    ========
    Erivelton:
    Voce sabia sybok que se Deus não tiver no controle do universo ele pode explodir a qualquer momento, acabar com tudo, ninguém saber pra onde foi e se voltar a existir não saber de onde veio?
    Isto porque a ciencia só sabe apenas 4% de tudo que existe.
    Homens que se julgam dono da verdade
    ========
    profetadosateus disse:
    O Novo Testamento foi escrito em grego, visto que o grego se adaptou-se de modo adequado para a finalidade de interpretar a revelação de Cristo em linguagem teológica.
    =========
    Erivelton, sobre a Bíblia perdoar o dono que matou o escravo de pancada:

    Se o escravo apanhou é porque alguma coisa ele fez.
    =========
    Erivelton sobre o livro de Josué e o genocídio dos cananeus:

    Quando os hebreus íam passar por um povoado eles pediam licença para passar, mas eles diziam que não e partiam para a guerra. Israel que não ia cruzar os braços devolvia com a mesma moeda. Os midianitas, amalequitas eram que nem carrapatos e estavam sempre no caminho dos hebreus.
    ========
    Erivelton:
    Voce acha que os evolucionistas irão revelar coisas contrárias para colocar em risco o emprego de muitos profissionais?
    ===============
    profetadosateus disse: Eu tive comentando a alguns meses atrás que se existisse vida extraterrestre outras vidas teria em outro planeta e nós seríamos lembrado por eles. Se não há vestígio de vida fora da terra e não fomos procurados tudo indica que não há vida lá fora.
    =========
    Fernando Silva:
    As crianças morrendo de fome e doenças pelo mundo devem ter feito algo de muito ruim para merecer aquele sofrimento.

    Erivelton:
    Deus faz justiça. Criancinhas na carne, mas adulto na alma. Quem sabe?
    =========
    Erivelton sobre os 144 mil homens virgens que "não se contaminaram com mulheres":

    Em Apocalipse 14:4 lemos a característica das pessoas que aceitariam a Deus e Jesus nos últimos dias, segue: “Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro.” Em linguagem profética, mulheres refere-se à igrejas, ou seja, o povo que aceita a Deus não é uma igreja específica, não é uma denominação, mas sim, são pessoas que verdadeiramente procuram entender o motivo da sua existência, tentam humildemente achar um sentido nisso sob a ótica divina e elas estão espalhadas por todo esse mundo, inclusive dentro das milhares de igrejas.
  • editado January 3
    ENCOSTO escreveu: »
    Certo dia, um ex forista (cristiano - o mormon) postou uma mensagem sobre um tal forum de ateu. Todos ficaram horrorizados pela existência de tal ambiente virtual. Eu vim aqui onde postei uma trollagem pois sabia que viriam ler. Postei que que sofria perseguições por lá. A galera de lá se cadastrou aqui e o RV teve uma semana muito agitada.
    Acabei ficando aqui.

    Lembro-me deste dia.
    Minha reação foi perguntar "o que tá acontecendo aqui, o Reservatório de Crente Doido tá com vazamento?".
    O apelido carinhoso de Reservatório pegou, sendo posteriormente complementado pelo O Encosto como Reservatório de Idiotas.
    Eu pedi desculpas ao dono do forum de lá: Norberto. Dei muito trabalho para ele. Conversei faz uns 4 anos com o cara. kkkk
    Lembro também que certa vez você foi extremamente agressivo com o Norberto, o que me surpreendeu, pois ao contrário de certas figurinhas asquerosas que havia por lá, ele parecia ser um cara honesto e bem intencionado em sua fé.
  • editado January 3
    ENCOSTO escreveu: »
    Eu cheguei até o RV graças a um forum de crentes. Meu primeiro acesso foi em 2002 no forum now.

    Cheguei ao RéV por conta de uma matéria, creio que da Revista Veja, que falava dos ateus que saíam do armário, se assumindo e militando como descrentes, dando destaque à STR, Sociedade da Terra Redonda.
    Em consequência, dei uma olhada no Fórum da STR e torci o nariz prá alguns chatos de lá, que eram obcecados em apontar no discurso do interlocutor as falácias listadas na Dialética Erística, de Schopenhauer, no mais das vezes sem apresentar qualquer ideia original na sequência.
    Pelos links do Fórum do STR cheguei ao Fórum Religião é Veneno, que sempre defini como anárquico, mas mais correto seria chama-lo de verdadeira zona, uma zona que se mostrou terreno extremamente fértil para o caos criativo gerador de discussões muito inteligentes, com participantes preocupados em fundamentar lógica e cientificamente suas proposições, sem o pedantismo de seu primo Ateísticamente Correto.
    E aqui tou eu, até hoje.
    Valeu pessoal, serei sempre grato a todos que leram o que escrevi, incluindo os críticos sinceros, que estavam mais interessados em chegar à verdade do que impor a sua própria.
  • Há 19 anos visitei este espaço pela primeira vez, enquanto pesquisava...lia o fórum da Maria Moreira e a presença do Encosto suscitou curiosidade para vir aqui espreitar.

  • PugII escreveu: »
    Há 19 anos visitei este espaço pela primeira vez, enquanto pesquisava...lia o fórum da Maria Moreira e a presença do Encosto suscitou curiosidade para vir aqui espreitar.

    Lucas Gualda, Francisco Belvedere, PUG.... só gente boa eu consegui atrair para esse forum...
  • E o tópico do Sodré falando que em 30 dias um dos ateus daqui iria se converter?
    Eu acabei postando alguma coisa e ele disse que o ateu que se converteria seria eu.
    Os dias foram passando e o cara foi entrando em desespero.

    Os 30 dias se passaram e eu me segurei ao maximo para não postar nada mais aqui. Acho que me segurei por uns 3 ou 4 dias depois do prazo. Ai ficamos sabendo que o cara envolvia ate o filho pequeno na parada, colocando pia para orar o dia todo.
  • editado January 7
    ENCOSTO escreveu: »
    Lucas Gualda, Francisco Belvedere, PUG.... só gente boa eu consegui atrair para esse forum...

    Tivemos momentos muito divertidos com Lucas Gualda, principalmente quando ele era nomeado como Pimpolho, Fraldinha ou Nenenzinho Lindo da Mamãe...
    Francisco Belvedere parecia ser um dos crentes honestos, dava a entender que acreditava mesmo no Metodismo, era formado em Teologia por aquela escola (a de São Bernardo, aqui no ABC), mas também parecia bem tapado, incapaz de ver além dos antolhos da doutrinação.

  • editado January 7
    ENCOSTO escreveu: »
    E o tópico do Sodré falando que em 30 dias um dos ateus daqui iria se converter?
    Eu acabei postando alguma coisa e ele disse que o ateu que se converteria seria eu.
    Os dias foram passando e o cara foi entrando em desespero.
    Este foi o ponto de inflexão do RéV, de certo modo nosso auge.
    Depois do Desafio tudo mudou por aqui, deixamos de ser anárquicos e tivemos que manter um policiamento rígido sobre o que se passava no Fórum devido aos constantes ataques dos vencidos inconformados, uma gente obsessiva que passava as madrugadas criando e-mails e personagens fakes só prá nos encher o saco.

    Também foi nosso período mais criativo, quando evoluímos de espaço de debates para produtores de conteúdo.
    Os 30 dias se passaram e eu me segurei ao maximo para não postar nada mais aqui. Acho que me segurei por uns 3 ou 4 dias depois do prazo. Ai ficamos sabendo que o cara envolvia ate o filho pequeno na parada, colocando pia para orar o dia todo.
    Doentio, mas muito didático sobre a turma do outro lado.
  • editado January 7
    Acauan escreveu: »
    Este foi o ponto de inflexão do RéV, de certo modo nosso auge.
    Depois do Desafio tudo mudou por aqui, deixamos de ser anárquicos e tivemos que manter um policiamento rígido sobre o que se passava no Fórum devido aos constantes ataques dos vencidos inconformados, uma gente obsessiva que passava as madrugadas criando e-mails e personagens fakes só prá nos encher o saco.
    Foi a época em que todo domingo aparecia um crente novo com a convicção de que iria salvar nossas almas.
    Algum tempo depois, ia embora indignado, batendo o pó das sandálias, ou dizendo "vou orar por vocês" ou lamentando muito, mas informando que iríamos todos para o inferno.
    Acauan escreveu: »
    Também foi nosso período mais criativo, quando evoluímos de espaço de debates para produtores de conteúdo.
    Um exemplo são os tópicos sobre biologia evolutiva em que a Ana despejou informação científica em resposta à besteirada dos criacionistas.

    Ou os textos do Cabeção sobre economia e política.
  • Lembrei do forista Catholico Vaticano, que era um católico normal.
    Depois de anos de debate, o lado racional de sua mente começou a assumir o controle e ele questionou a própria fé.
    Passou algum tempo postando textos angustiados, mas acabou voltando apavorado para o conforto da religião, só que agora como fanático (carismático).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.