Religião é Veneno
GORDÃO DA UCRANIA - medo irracional da 3a guerra mundial.
Autor: O ENCOSTO | Categoria: Ceticismo | Visualizações: 4706 Comentários: 7
Avatar
O ENCOSTO
2025-Março-6
Comentários: 587
Tópicos criados: 52

Eu tenho uma teoria da "raiva do covarde", que é mais ou menos assim. Pessoas sentem medo irracional de alguma coisa. Elas sabem, no fundo, que estão erradas nisso, que o medo é irracional. Porém, ao invés de tentarem superar esse medo, preferem ficar com raiva de quem não tem medo. Deve ter a ver com dissonância cognitiva ou algo do gênero.

Vimos isso na pandemia. Um monte de gente com medo da doença sequer saia de casa. E, até aí, tudo bem. Foi uma doença séria mesmo, principalmente para quem tem mais idade. Entendo que a pessoa queira se proteger. O que eu nunca consegui entender é porque essas pessoas ficavam com raiva quando eu saia durante a pandemia! Você não vai ficar em casa? Então você está protegido. Eu estou me arriscando, certamente, mas fica tranquilo que eu não vou na sua casa não. Você não corre perigo algum.

Minha teoria é que as pessoas ficavam com raiva do fato delas terem um medo irracionalmente alto e eu não.

Agora temos o pessoal com medo irracional da 3a guerra mundial. "Temos que dar o cú para o putin para evitar a terceira guerra mundial, bombas atômicas, etc", dizem eles. Esse tipo de medo é irracional por dois motivos simples:

Primeiro porque putin não vai usar armas nucleares, todo o valor das armas nucleares está na capacidade de colocar medo. Ameaça é mais efetiva que a ação. No momento que ele agir, acabou toda e qualquer vantagem dele para todo o sempre.

Segundo porque a russia está numa situação muito mais precária do que as pessoas querem acreditar. A russia teria não sei quantas mil ogivas da mesma maneira que tinha não sei quantos mil tanques. No final 80% da frota russa de tanques era sucata, destruida por anos de ruina economica, e nem pode ser usada. Tenho minas dúvidas se putin tem, de fato, sequer uma ogiva operacional. Pode ser que tenha algumas, mas certamente ele sabe que é suicídio usá-las. A rússia, lembro a vocês, tem uma economia menor que a do Brasil.

O medo irracional das pessoas as leva a ficar com raiva do fato de que eu (e tantas outras pessoas) assumo o lado correto nessa guerra e o covarde tem que ficar se escondendo com seu medo irracional. Pessoal "pró-putin" é, antes de tudo, um bando de covardes.


https://x.com/ancapsu/status/1897639149626065140
0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
Judas
2025-Março-6
Comentários: 1410
Tópicos criados: 54
Eu gosto do Gordão Ucrânia mas ele é um libertário dogmático.
Muitas vezes quando ele fala da "ótica libertária" o que vem depois é nonsense porque a situação não é simplesmente "preto e branco".
Ele repetiu várias vezes que o "Soros não é um problema tão grande assim..."
E uma vez ele disse, acerca do personagem, que "Se o Brasil não quiser se curvar ao globalismo ele não se curva".
Sério? Mesmo com todo o dinheiro do mundo ajudando a causa nefasta?
Mesmo com as denúncias sobre o caso da USAID?

No caso dessa guerra eu acho que ele tá mais certo do que errado.
Putin precisa tomar no cú e a questão fica sendo apenas do "como".

Você ver Kamala Harris, AOC e a cambada toda do partido Democrata dando abraços no Zelensky e fazendo propaganda e fica claro que tem caroço no angu, ainda que eu não tenha como dissertar mais sobre o tema.

Kogos cita um tal "Bloco Atlantista" como parte interessada na guerra.
Vamos ver se eu tenho tempo de dar uma olhada no assunto pra aproveitar o tópico pra me informar.
2
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
Federosvsky
2025-Março-7
Comentários: 225
Tópicos criados: 15
Gordão da Ucrânia:

23:59 "fronteiras são linhas imaginárias"
00:00 "temos que defender a integridade territorial da Ucrânia custe o que custar"
2
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
Judas
2025-Março-7
Comentários: 1410
Tópicos criados: 54
Federosvsky

Gordão da Ucrânia:

23:59 "fronteiras são linhas imaginárias"
00:00 "temos que defender a integridade territorial da Ucrânia custe o que custar"


‍Exemplo típico do dogmatismo dele.
O livre mercado talvez seja o maior exemplo.
Olavo tem vídeos de mais de uma década (no mínimo) falando sobre o assunto.

Me lembrei disso em boa hora já que Trump está agindo tal como Olavo sugere.
E é óbvio que a conversa é mais complexa do que isso. O Brasil é o extremo oposto. Tenta proteger a tal "indústria nacional" taxando tudo que entra aqui.

0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
O ENCOSTO
2025-Março-12
Comentários: 587
Tópicos criados: 52
0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
1
laugh
0
heart
Avatar
O ENCOSTO
2025-Março-12
Comentários: 587
Tópicos criados: 52
0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
1
laugh
0
heart
Avatar
O ENCOSTO
2025-Março-12
Comentários: 587
Tópicos criados: 52
0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
1
laugh
0
heart
Avatar
Fernando_Silva
2025-Agosto-14
Comentários: 1247
Tópicos criados: 17
Adoradores de Putin não acreditam na invasão nem indo ao local: "Tudo montagem!"

Cineasta leva adeptos de teorias da conspiração ao centro da guerra na Ucrânia

Dois homens e uma mulher que negam a invasão russa da Ucrânia são os improváveis protagonistas de um documentário tcheco que deve estrear neste mês

Por Jan Flemr , Em AFP — Praga, República Tcheca  13/08/2025

Para os tchecos Petra, Ivo e Nikola os bombardeios russos na Ucrânia são uma invenção e Vladimir Putin é um herói, mas um cineasta os levou até áreas devastadas pelo conflito para filmar a reação dos três ao confrontar a realidade.

"Como cineasta, não tenho outra arma além do filme, e queria enfrentar a guerra de alguma forma", explica à AFP o diretor Robin Kvapil, de 43 anos, pouco antes da estreia de seu novo documentário, "A Grande Viagem Patriótica".

Kvapil afirmou, durante a pré-estreia do filme em Praga, que visitou a Ucrânia em duas ocasiões para preparar o filme. É uma experiência para a vida toda que não te abandona. Ver esses lugares simplesmente transforma você".

Os protagonistas do filme, que não têm os sobrenomes e idades revelados, foram escolhidos entre 60 candidatos que deveriam ter um ponto em comum: duvidar da realidade da guerra na Ucrânia.

'Tudo é falso!'

A viagem ao local dos acontecimentos os transformaria? Este não era o objetivo do filme, diz Kvapil, que estava interessado em "capturar o confronto (dos protagonistas) com a realidade", com uma câmera na mão.

Ao longo do "exercício de tolerância interna", Kvapil, premiado por outros documentários, afirma que pretendia "transmitir a energia do (seu) próprio assombro" ao público.

O espanto foi registrado, por exemplo, quando Petra, filha de comunistas fervorosos, entoa o hino soviético enquanto a equipe se dirige às zonas devastadas pelos combates.

Outro momento de assombro aconteceu quando a mulher, perturbada pelo ambiente nas fossas comuns de Izium, cidade no leste da Ucrânia tomada pelo Exército russo em março de 2022, afirmou que os locais são uma encenação das autoridades ucranianas. A cidade foi recuperada pelas forças de Kiev em setembro do mesmo ano.

"Eu sei por que este lugar é tão estranho. Porque tudo é falso!", exclama em meio aos pinheiros que cercam o cemitério, que ela chama de "material excepcional de propaganda para alimentar o ódio contra a Rússia".

Apesar de ter visto os horrores da guerra, Petra mantém a postura e garante que o projeto cinematográfico não a "reeducou".

Fã de Putin

O mesmo acontece com Ivo, um "fã" declarado das teorias da conspiração que consome assiduamente na internet, "mesmo que não sejam verdade", diz.

Ele afirma que não mudou de opinião depois da viagem de duas semanas que também levou o trio a Kharkiv, onde se encontraram com jovens estudantes obrigados a estudar no subsolo para evitar as bombas russas.

Nikola está convencido de que o presidente russo Vladimir Putin é "o único homem no mundo capaz de deter a loucura ideológica ocidental".

A desinformação se propagou em 2024 na República Tcheca, segundo um relatório recente do serviço secreto tcheco, que atribui o problema tanto à Rússia quanto a "atores locais".

Uma pesquisa realizada no ano passado pelo instituto Ipsos revelou que um terço dos tchecos admite ter sucumbido à desinformação pelo menos uma vez na vida.

Em um oceano de notícias falsas, Robin Kvapil, sem ser "ingênuo" sobre o potencial do cinema para transformar a sociedade, acredita que seu documentário "pode apresentar coisas positivas" para a discussão pública.

https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2025/08/13/cineasta-tcheco-leva-adeptos-de-teorias-da-conspiracao-ao-centro-da-guerra-na-ucrania.ghtml
0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart