Religião é Veneno
O Frustrante Monopólio Esquerdista do Ateísmo Organizado
Autor: Percival | Categoria: Ceticismo | Visualizações: 967 Comentários: 48
Avatar
Percival
2023-Setembro-16
Comentários: 976
Tópicos criados: 27

https://www.instagram.com/p/CxQR52xuMH0/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==


Quase nunca falha: você ouve alguém fazer uma crítica acertada à religião só pra depois ouvir a mesma pessoa falar besteira sobre economia, liberdade de expressão, genética, etc. Mas precisa ser assim?





1
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
Percival
2023-Setembro-16
Comentários: 976
Tópicos criados: 27





1
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
Volpiceli
2023-Setembro-19
Comentários: 90
Tópicos criados: 37

Normal, não deveria ser, mas é, pois o marxismo sempre se deu bem com o ateísmo, estão juntos desde o começo.

0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
Percival
2023-Setembro-19
Comentários: 976
Tópicos criados: 27

São os Ateístas Conservadores. Não aceitam ou querem permitir outras formas de ateísmo.

0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
Acauan
2023-Setembro-27
Comentários: 187
Tópicos criados: 10

Até onde sei, o Religião é Veneno foi o primeiro a quebrar este paradigma de que espaços céticos ateístas seriam necessariamente de esquerda.





0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
Fernando_Silva
2023-Setembro-28
Comentários: 956
Tópicos criados: 16
Volpiceli
Normal, não deveria ser, mas é, pois o marxismo sempre se deu bem com o ateísmo, estão juntos desde o começo.


Ditaduras de direita tendem a usar a religião predominante como ferramenta para se impor. Assim conseguem o apoio de boa parte da sociedade.


Ditaduras de esquerda tendem a substituir as religiões existentes pela sua própria. Assim eliminam a concorrência e as interferências externas.

1
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
NadaSei
2023-Setembro-29
Comentários: 384
Tópicos criados: 37
Acauan
Até onde sei, o Religião é Veneno foi o primeiro a quebrar este paradigma de que espaços céticos ateístas seriam necessariamente de esquerda.


Bem, na fundação o RV também seguia essa linha a esquerda, no caso, bem a extrema esquerda. Não sei como foi que a galera da direita acabou dominando, mas desde que eu frequento o forum, a administração presente sempre foi composta por mais gente de direita e embora tivéssemos vários esquerdistas frequentando esse espaço eles nunca foram a maioria.


Eu mesmo no inicio do forum era mais tipo de "social democrata" por padrão. Não entendia nada de política e me alinhava mais com opiniões típicas de quem se define como social democrata.


Eu lembro que foi num debate com o Cabeção que eu comecei a perceber que esse ponto de vista se baseia em bobagens. Cada argumento que eu tentava usar para defender tais ideias eram destruídos pelo Cabeção em longas postagens em azul.


Ele foi o primeiro cara que me fez entender a lógica da direita.

0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
Acauan
2023-Setembro-29
Comentários: 187
Tópicos criados: 10
NadaSei
Acauan escreveu:
Até onde sei, o Religião é Veneno foi o primeiro a quebrar este paradigma de que espaços céticos ateístas seriam necessariamente de esquerda.

Bem, na fundação o RV também seguia essa linha a esquerda, no caso, bem a extrema esquerda.


Mesmo considerando o engajamento ideológico do fundador, à época ainda não militante, o RéV na origem estava mais para um espaço anárquico do que esquerdista, com um viés de cientificismo materialista herdado de seu espaço inspirador, o Fórum Sociedade da Terra Redonda.


Não sei como foi que a galera da direita acabou dominando, mas desde que eu frequento o forum, a administração presente sempre foi composta por mais gente de direita e embora tivéssemos vários esquerdistas frequentando esse espaço eles nunca foram a maioria.


Foi um fenômeno interessante, mesmo porque racionalismo ateísta tá filosoficamente mais próximo do materialismo dialético que de doutrinas conservadoras, porém o ponto é que este deslocamento ideológico se deu muito antes da polarização direita x esquerda tomar conta da política brasileira.

Ainda eram tempos em que a Direita praticamente não existia como identidade política por aqui, com seus adeptos preferindo se entitular de "centro" que assumir-se como direitista.


Eu lembro que foi num debate com o Cabeção que eu comecei a perceber que esse ponto de vista se baseia em bobagens. Cada argumento que eu tentava usar para defender tais ideias eram destruídos pelo Cabeção em longas postagens em azul.


O Victor com seu brilhantismo e paciência destruiu o paradigma do "esquerdista intelectual", havia os autênticos, mas qualquer Zé Mané que repetisse meia dúzia de clichês marxistas já se considerava um Otto Maria Carpeaux, embora dificilmente soubesse quem era este.


Ele foi o primeiro cara que me fez entender a lógica da direita.


E a tantos outros, principalmente por mostrar que os reis da dita intelectualidade esquerdista estavam nus.

Muita gente que acreditava que a cultura residia à sinistra descobriu assim que aquela turma não era tão esperta quanto se achava e bandeou prá destra.


Ainda bem.


0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
Percival
2023-Setembro-29
Comentários: 976
Tópicos criados: 27
NadaSei
Acauan escreveu:
Até onde sei, o Religião é Veneno foi o primeiro a quebrar este paradigma de que espaços céticos ateístas seriam necessariamente de esquerda.


Bem, na fundação o RV também seguia essa linha a esquerda, no caso, bem a extrema esquerda. Não sei como foi que a galera da direita acabou dominando, mas desde que eu frequento o forum, a administração presente sempre foi composta por mais gente de direita e embora tivéssemos vários esquerdistas frequentando esse espaço eles nunca foram a maioria.

Eu mesmo no inicio do forum era mais tipo de "social democrata" por padrão. Não entendia nada de política e me alinhava mais com opiniões típicas de quem se define como social democrata.

Eu lembro que foi num debate com o Cabeção que eu comecei a perceber que esse ponto de vista se baseia em bobagens. Cada argumento que eu tentava usar para defender tais ideias eram destruídos pelo Cabeção em longas postagens em azul.

Ele foi o primeiro cara que me fez entender a lógica da direita.


Esse cara chamado Cabeção era de um intelecto e discurso que me atraia demais. Respeito muito o nível intelectual dele.

0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
Percival
2023-Setembro-29
Comentários: 976
Tópicos criados: 27
Acauan
Até onde sei, o Religião é Veneno foi o primeiro a quebrar este paradigma de que espaços céticos ateístas seriam necessariamente de esquerda.


Por que eu me sentia acolhido aqui, mesmo sendo um leitor nos primeiros anos. Agora eu desenvolvi o ceticismo sem precisar passar por ideologia política. Como se isso fosse um pacote a ser comprado, e já fui discriminado por religiosos nesse ponto.


Uma vez escutei na evangelize-me se for capaz - uma antiga comunidade do Orkut que o ceticismo poderia ser chegado a filosofia, e foi por onde eu cheguei.


0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
NadaSei
2023-Setembro-29
Comentários: 384
Tópicos criados: 37
Percival

Esse cara chamado Cabeção era de um intelecto e discurso que me atraia demais. Respeito muito o nível intelectual dele.



‍O Cabeção as vezes era meio curto e grosso e se eu bem me lembro ele parece que gostava de ser politicamente incorreto na escolha das palavras porque já entendia naquela época como a esquerda faz um controle das palavras e expressões para ganhar terreno.


Mas ele era extremamente lógico e necessariamente "prolixo" ao discutir economia com leigos no assunto. Ele era muito persuasivo e paciente nesse quesito, fazendo questão de explicar e dar exemplos hipotéticos de cenários econômicos.


Ele era mais novo do que eu e já estava fazendo doutorado de economia enquanto eu nem meu primeiro diploma tinha, mas ele nunca mencionou titulo nenhum durante os debate comigo, só tecia argumentos bem explicados para um completo analfabeto em economia como eu, com exemplos que até uma criança poderia entender.


O pensamento econômico na verdade é contraintuitivo, eu lembro que foi difícil pra minha mente "dar o clique" e conseguir seguir a lógica da coisa toda.

0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart