Pois é.
Eu não acho a Sabine Hoffstader uma fraude total, e assisto o canal dela de vez em quando, porque ela parece ter modelos mentais razoáveis para abordar questões científicas em geral. Com certeza o conteúdo dela é de uma qualidade infinitamente superior ao de vigaristas como Neil deGrasse Tyson. Mas ainda assim é lamentável vê-la se prostituir a esse tipo de SCAM e vender cargo cults como se fossem ciência.
Eu ouço essa ladainha desde que eu era criança. E sempre me pareceu meio suspeito, meio exagerado, meio enredo de desenho do capitão planeta demais para ser verdade. Mas eu só comecei a de fato perceber que isso era um SCAM mesmo quando eu já estava na faculdade, e já tinha instrumentos mínimos para entender como esse tipo de SCAM acontece, e mais importante, porque pessoas que deveriam ser capazes de perceber o SCAM, não percebem, ou fingem que não percebem.
Lá se vão vinte anos desse insight, mas é algo que depois que você vê, você não consegue mais não ver, porque está em todo lugar. Grosso modo a idéia é a seguinte; O sujeito pensa que ele é sofisticado porque leu um livro do Richard Dawkins ou do Stephen Hawking e aprendeu ali uma meia dúzia de factoides e banalidades sobre a teoria da evolução ou big bang, e acha que isso o torna mais "inteligente" e "competente para discernir a realidade" do que o crentão que lê a bíblia. Mas quase ninguém aprende de fato a pensar por primeiros princípios, i.e. como de fato essas anedotas científicas todas aí que aprendemos funcionam na prática. Porque quando você aprende a pensar por primeiros princípios, você começa a ver como dá pra abusar do fato de que ninguém pensa por primeiros princípios. E aí o sujeito é funilado em todos esses outros SCAMs aí, sem nem perceber. Se Harvard assina embaixo, é porque é verdade.
O crentão que lê a bíblia pode não saber explicar os fósseis de dinossauros, mas com certeza ele é na média bem menos trouxa para problemas do mundo real do que essa galera, porque ainda que a bíblia não tenha muita informação útil sobre paleontologia, ela tem bastante informação útil sobre como as pessoas adoram ser enganadas por outras pessoas.
Uma das coisas que me fez entender como a teoria do aquecimento global poderia ser um SCAM e assim mesmo ser avidamente defendida por instituições científicas foi ver que ela não é a única coisa desse tipo:
- A idéia da pirâmide nutricional, com carboidratos simples formando a base, também é um SCAM desse tipo.
- A idéia de tornar o ensino superior uma necessidade universal também é um SCAM do mesmo tipo.
- A idéia de aplicar 10x mais doses de vacina em bebes hoje do que ha 30 anos atrás também é um SCAM desse tipo.
- A idéia de ter um dinheiro de papel "lastreado" na dívida do governo denominada nesse próprio dinheiro de papel também é um SCAM do mesmo tipo.
- A idéia de que crianças saem do útero já homo/trans/demi/micro-sexuais também é um SCAM desse mesmo tipo.
Hoje em dia é bem mais fácil encontrar vários SCAMs desse tipo, porque hoje a coisa está dez vezes mais óbvia, e os operadores dos SCAMs também. Basta notar que tem uma "vanguarda intelectual" aí que quer normalizar pedofilia e zoofilia, e outra vanguarda que está falando de aliens interdimensionais capturados pela CIA na área 51, e mais tantas outras coisas idiotas rolando em paralelo. Algumas vão morrer antes de vingar, mas outras vão prosperar, e virar o novo aquecimento global, ou a nova pirâmide alimentar, etc.
Mas voltando lá atrás, há 20 anos mais ou menos, a coisa era menos rídicula. A impressão que eu tenho é que o sistema que se beneficia desses SCAMS parecia mais preocupado em vender teses plausíveis, e se esforçava mais para nos enganar. Eu lembro que eu me sentia esquisito percebendo essas coisas, porque elas pareciam violar coisas que eu acreditava profundamente, tanto a respeito da integridade da Ciência, quanto da dificuldade prática de coordenar uma conspiração em larga escala.
Todas essas coisas são vendidas como hipóteses científicas que foram verificadas de acordo com método científico e debatidas seriamente e mais do que comprovadas, em diversos experimentos amplamente reproduzidos, e publicados em artigos com o mais alto calibre de peer-review, e listados como fatos nos livros texto e manuais técnicos usados nas instituições da reputação mais elevada no mundo, e o diabo a quatro. E, ainda assim, todas essas coisas são SCAMs, e basta entender o mínimo sobre os primeiros princípios das respectivas disciplinas para ver como esses SCAMs funcionam. E quando você faz isso, é uma coisa fascinante, uma descoberta extremamente chocante, que deveria abalar todas as heurísticas que você até então usava para acreditar nas coisas que são declaradas verdades oficiais por instituições respeitáveis.
Incentivos governam o mundo. E se os incentivos criados pela popularização de uma idéia pseudicientífica estapafúrdia tornarem os grupos que financiam as instituições científicas mais ricos e mais poderosos, pode ter certeza que a idéia estapafúrdia vai prevalecer por um bom tempo, sem ser seriamente contestada, até o dia que ela se tornar menos útil ou mais desgastada contra a evidência acumulada contra ela. E aí ela cai por terra, quase que da noite para o dia, e todo mundo finge que nem viu. Os parasitas que faziam rent-seeking nisso provavelmente já mudaram pro new new SCAM. E é fácil ver isso ocorrendo em qualquer período da história, exceto o nosso, porque no nosso a gente acredita ser menos otário do que eles eram, e já ter aprendido a lição.
A mentalidade simplista e mimética de cada época define o tipo de SCAM que será mais empregado. No século XV a mentalidade prevalecente na Europa medieval permitia que SCAMs pseudo-católicos envolvendo compra de relíquias e indulgências começassem a explodir em popularidade. Todo tipo de sacanagem estava liberada desde que o perdão fosse pago a vista. E essa conduta acabou levando a reforma protestante, um monte de guerras religiosas e crises políticas, com 200 anos de quebra quebra contínuo até que implementassem o sistema de Vestfalia.
No longo termo todos os SCAMs colapsam. Daqui há 50 ou 100 anos as pessoas vão sentir vergonha de nossos sacrifícios fúteis a esse neopaganismo cientificista, e coisas como "aquecimento global" e "crianças transexuais" vão parar no mesmo balaio da frenologia e do eugenismo nazista. Nos livros de história das crianças vão ter tirinhas em quadrinho gozando da nossa cara, falando que as pessoas do nosso tempo destruíam obras de arte inestimáveis porque a Greta Turnberg estava furiosa com os peidos das vacas. Mas eles também não vão pensar por primeiros princípios, vão copiar opiniões da moda, e vão acreditar nas bobagens modernoides da sua época, igualzinho a nós, ou aos compradores de indulgências de 1452. E o crentão que leu a bíblia direitinho vai talvez entender porque.