Religião é Veneno
Já está na Steam desde o inicio da semana o novo Quake 2.
Acho ótima a iniciativa de modernizar esse clássico para permitir que seja jogado direito nos PCs modernos com tela plana.
Pra quem como eu mantem um PC com monitor de tubo para jogar os clássicos isso não representa muito, mas mesmo assim eu curti o Quake 1 modernizado, bem como o remaster de jogos maravilhosos como o StarCraft.
Infelizmente o Quake 2 me desapontou um pouco.
Esses remasters que trazem o jogo principal + todas as expansões sempre valem a penas, incluindo esse Quake 2 atual.
Mas eles quiseram "arrumar" coisas que não eram bugs ou defeitos, entre elas o funcionamento das armas.
Uma das características mais marcantes de jogabilidade do Quake 2 sempre foi um certo "realismo" que eles deram no funcionamento das armas, coisas como a metralhadora menor (arma 4) perder a mira se você deixar o gatilho apertado muito tempo, como se a personagem não estivesse aguentando o "recuo" da arma.
Com isso a mira ia pra cima sozinha e era melhor dar rajadas curtas e compensar o recuo.
Agora a arma não faz mais isso e funciona como a arma de pregos do Quake 1.
Eu entendo o porque fizeram isso, eu sempre achei que o Quake 1 tinha uma jogabilidade melhor e que embora o conceito mais realista do Quake 2 fosse interessante, piorava um pouco a jogabilidade.
Dito isso, não era o suficiente para arruinar o jogo e certamente é a característica mais fundamental e exclusiva dele.
Sem isso a jogabilidade muda muito e não parece mais que estamos jogando Quake 2.
Outra coisa que mudou muito a jogabilidade foi que atualizaram a IA dos inimigos, eles ficaram mais espertos, enxergam e ouvem melhor e com isso agora os encontros com eles se dão em locais diferentes de como era antes.
As duas mudanças juntas mudaram muito a jogabilidade desse clássico a ponto de perder muito o fator nostalgia.
É melhor esse remake do que nada, mas eu certamente vou continuar jogando é no meu PC com monitor de tubo o original e não esse remake.
Com o Quake 1 não é tanto assim, eu até gosto de jogar ele no PC moderno com tela grande.
Mas nem tudo é lamentação.
Uma coisa fantástica que essa versão fez foi trazer o Quake 2 64 para o PC.
O Quake 2 64 foi um jogo que eu só conheci e joguei no máximo há uns 3 anos atrás quando finalmente comprei um Nintendo 64 e descobri esse jogo incrível e NOVO pra mim, pois não é só um porte simplificado do Quake 2 de PC e sim um jogo totalmente diferente, com mapas e historia novos.
Apesar de ser um jogo fantástico para 64, é inegável que a melhor forma de jogar jogos FPS é com mouse e teclado em um PC, o que finalmente é possível fazer graças a esse remake.
Então pra quem ainda não jogou essa versão vale muito a pena, não pelo Quake 2, mas sim pelo Quake 2 64 finalmente portado para o PC.
Claro, como pude esquecer?
A outra grande vantagem desse ramaster é que o multiplayer está de volta depois de tantos anos sem ter muito onde jogar.
Isso é uma coisa pra aproveitar agora antes que acabe a popularidade.