Religião é Veneno
Passadas aí por volta de duas décadas da existência do RV, como anda a crença dos foristas?
De minha parte digo, comecei ateu aqui nesse espaço e hoje entendo que o espiritual existe, mas longe de querer explica-lo ou dizer que compreendo.
Questão motivada pelo vídeo, lembrei que em algum momento fui igual esse Gontijo, com um ceticismo quase infantil (manjado), repetindo a cartilha dawkiana.
Sou xistoquentista atuante, convicto e com orgulho proporcional à montanha de inimigos a qual derrotei durante minha caminhada. Alas!
FederosvskyPassadas aí por volta de duas décadas da existência do RV, como anda a crença dos foristas?De minha parte digo, comecei ateu aqui nesse espaço e hoje entendo que o espiritual existe, mas longe de querer explica-lo ou dizer que compreendo.Questão motivada pelo vídeo, lembrei que em algum momento fui igual esse Gontijo, com um ceticismo quase infantil (manjado), repetindo a cartilha dawkiana.
Se o ceticismo não for baseado no pensamento racional e crítico, vira uma espécie de religião também. Ou modismo.
Eu entrei aqui ateu petista e deixei de ser petista antes do final do primeiro governo do Lula.
O ENCOSTOEu entrei aqui ateu petista e deixei de ser petista antes do final do primeiro governo do Lula.
Mesma vibe
O ENCOSTOEu entrei aqui ateu petista e deixei de ser petista antes do final do primeiro governo do Lula.
Sim. No mensalão eu pulei fora e ao assistir colegas de ateísmo daqui jogar o ceticismo fora em nome do PT e da esquerda acendeu em mim a noção de religião política.
FederosvskyDe minha parte digo, comecei ateu aqui nesse espaço e hoje entendo que o espiritual existe, mas longe de querer explica-lo ou dizer que compreendo.
Deus em última hipótese existe a depender do que se quer dizer com esta palavra.
Ignoro o solipsismo porque quero e sem nenhuma explicação para tanto e acho que a própria existência da nossa realidade é algo que está muito além de nossa compreensão, isso já estaria no terreno do "sobrenatural".
E sobre o que interessa mesmo que é o cristianismo como cultura isso eu já abracei de volta faz muito tempo também.
Só de pensar que eu me declarar sequer um agnóstico e correr o risco de ser colocado no mesmo balaio de qualquer pessoa de esquerda já me encoraja e dizer que sou católico não praticante.
No fim sou um agnóstico mesmo mas por entendimento de que conhecer Deus caso seja ele uma entidade ou conhecer Deus no sentido de obter todas as respostas sobre a realidade em que vivemos, inclusive sua origem, é inacessível para seres humanos.
Não sei e jamais saberei. Pelo sim e pelo não: “Dai, pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
Político nenhum também sabe, então direito natural e direito divino são, para fins políticos e de vida em sociedade, a mesma coisa.
Direito de auto defesa, direito a vida e a livre pensamento são indiscutíveis.
PT, Barroso, Globo e demais ATEUS DESGRAÇADOS que se FODAM.
"Me incluam fora desta".
Eu como sempre gosto de dizer que já fui um ateu "crente".
Não é exatamente uma verdade que eu fosse "crente" como vejo serem os ateus marxistas/comunistas/progressistas, mas eu considerava a hipótese Deus tão improvável que era realmente convicto de que ele não tinha como existir.
Mas eu sempre tive uma mentalidade cética no geral, mesmo em relação as minhas convicções mais "profundas", então isso acabou mudando.
Hoje eu sou um agnóstico teísta e um "ignóstico", porque até para se dizer se Deus existe ou não é preciso antes definir a palavra Deus.
Wikipedia"Ignosticismo é uma posição teológica, a partir da qual todas as outras posições teológicas, incluindo o agnosticismo, presumem demais sobre o conceito de Deus, sua existência e outros conceitos teológicos.""Um ignóstico sustenta que não pode nem mesmo dizer se é ou não um teísta ou ateísta enquanto uma definição melhor de teísmo não seja oferecida"
Mas eu tenho algumas definições de Deus que permitem me definir como um agnóstico teísta até certo ponto.
Mas eu sou um teísta sem fé. Meu ceticismo chega a ser excessivo em certos aspectos.
Deus não é uma ideia que me atrai e sim algo que me assusta bastante.
A ideia de um ser mais inteligente do que os humanos e provavelmente com controle sobre as nossas vidas, num mundo como o nosso, a meu ver só não aterroriza quem não está prestando a devida atenção.
NadaSeiNão é exatamente uma verdade que eu fosse "crente" como vejo serem os ateus marxistas/comunistas/progressistas, mas eu considerava a hipótese Deus tão improvável que era realmente convicto de que ele não tinha como existir.
Os ateus marxistas comunistas são ateus porque analisaram racionalmente a questão ou porque seguem a ideologia sem discutir?
Da mesma forma, os terraplanistas realmente se importam se a Terra é plana ou apenas seguem as ordens de algum líder?
Judas
Ignoro o solipsismo porque quero e sem nenhuma explicação para tanto e acho que a própria existência da nossa realidade é algo que está muito além de nossa compreensão, isso já estaria no terreno do "sobrenatural".No fim sou um agnóstico mesmo mas por entendimento de que conhecer Deus caso seja ele uma entidade ou conhecer Deus no sentido de obter todas as respostas sobre a realidade em que vivemos, inclusive sua origem, é inacessível para seres humanos.
Penso que podemos estudar o Universo que vemos.
Podemos criar hipóteses sobre as fases que ele atravessou e o que pode vir pela frente.
Mas acho que, para entender de onde veio o Universo, seria preciso estar fora dele. Seria preciso estar fora do "tudo que existe".
Não creio que isto seja possível.
De onde ele veio não é possível explicar, mas para entender os fenômenos e até mesmo alguns comportamentos ideológicos culturais e necessário uma certa despersonalização.