Tendo em vista que é extremamente difícil encontrarmos a imparcialidade, sobre qualquer tema, principalmente no calor das opiniões, este texto tem por objetivo apenas localizar, perdoe o clichê, no tempo e no espaço, o ponto neural deste abominável conflito, em que nenhum dos lados se preocupa, efetivamente, com o aniquilamento de vidas inocentes.
A Faixa de Gaza é uma região estreita localizada no Oriente Médio, na costa leste do Mar Mediterrâneo. Sua origem e história estão intimamente ligadas a eventos históricos e perenes conflitos na região.
A área que hoje compreende a Faixa de Gaza fazia parte do Mandato Britânico da Palestina após a Primeira Guerra Mundial e a desintegração do Império Otomano. Após o fim do Mandato Britânico, em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs um plano de partilha que dividiu a Palestina em dois estados: um judeu e um árabe. A Faixa de Gaza foi inicialmente designada como parte do estado árabe, mas o plano não foi aceito por todos os envolvidos, e isso levou a uma guerra entre os países árabes e Israel em 1948, conhecida como a Guerra de Independência de Israel.
Ao final da guerra, Israel ocupou parte da Faixa de Gaza, enquanto o Egito ocupou o restante. A Faixa de Gaza permaneceu sob controle egípcio até a Guerra dos Seis Dias em 1967, quando Israel ocupou a região. A partir desse momento, começou um longo período de ocupação israelense da Faixa de Gaza, que durou até 2005.
Em 2005, Israel desocupou a Faixa de Gaza, retirando seus civis e militares, encerrando a presença de colonos israelenses na região.
No entanto, Israel manteve um bloqueio marítimo e terrestre sobre Gaza, controlando a entrada e saída de pessoas e bens.
Desde então, a Faixa de Gaza tem sido governada pelo grupo islâmico Hamas, que assumiu o controle após uma eleição em 2006 e uma subsequente luta pelo poder com a facção rival Fatah, que governa a Autoridade Palestina na Cisjordânia.
A região tem enfrentado numerosos conflitos armados com Israel, incluindo operações militares israelenses e ataques com foguetes do Hamas.
A situação na Faixa de Gaza é complexa e continua sendo uma das áreas mais tensas e conflituosas do mundo, com desafios humanitários significativos, devido ao bloqueio israelense e à falta de recursos básicos.
A questão da Faixa de Gaza faz parte de um histórico conflito entre israelenses e palestinos, fazendo com que, também o mundo e a economia, se posicionem atrás das fronteiras nem sempre muito claras, dos meios de comunicação.
Faltou dizer que, até 1967, a Jordânia não queria ceder a Cisjordânia ao Estado Palestino.
Se não tivessem atacado Israel, a Faixa de Gaza e a Cisjordânia ainda pertenceriam ao Egito e Jordânia.
E tenho certeza de que ninguém os acusaria de perseguir os palestinos.
Colega PatolinoAo final da guerra, Israel ocupou parte da Faixa de Gaza, enquanto o Egito ocupou o restante.
Tenho pra mim que só o Egito tenha ocupado esse território. Na verdade o conceito dessa Faixa se criando quando desse Armistício...
Veja o mapa
🤔
GorduchoColega Patolino escreveu:Ao final da guerra, Israel ocupou parte da Faixa de Gaza, enquanto o Egito ocupou o restante.Tenho pra mim que só o Egito tenha ocupado esse território. Na verdade o conceito dessa Faixa se criando quando desse Armistício...Veja o mapa🤔
Até 2005 Israel ocupava parte da Faixa de Gaza quando resolveu retirar colonos e militares de lá. Praticamente abandonou a região, mas implantou um bloqueio em torno da Faixa que chegou a causar grande desabastecimento, pois nada entrava ou saía sem permissão.
Destaque meu.
conhecida como a Guerra de Independência de Israel.Ao final da guerra, Israel ocupou parte da Faixa de Gaza,
= 1949, certo❓
GorduchoDestaque meu.conhecida como a Guerra de Independência de Israel.Ao final da guerra, Israel ocupou parte da Faixa de Gaza,= 1949, certo❓
Sim. Atacado pelas nações árabes e com suporte dos Estados Unidos venceu e ampliou bastante seu território. O grande problema que surge daí é que Israel, talvez como vingança pela antiga diáspora dos judeus, promoveu a diáspora Palestina, com mais de um milhão de pessoas.
Colega PatolinoSim.
Então... o Colega disse
Ao final da guerra,
de Independência de Israel, certo❓
Israel ocupou parte da Faixa de Gaza,
Não.
Israel ocupou-a na Guerra de '67.
É o entendimento que tenho. Me corrija se estiver errado, claro.
Quanto mais terras Israel desocupa, mais de perto o inimigo pode lançar seus mísseis.
PatolinoTendo em vista que é extremamente difícil encontrarmos a imparcialidade, sobre qualquer tema, principalmente no calor das opiniões, este texto tem por objetivo apenas localizar, perdoe o clichê, no tempo e no espaço, o ponto neural deste abominável conflito, em que nenhum dos lados se preocupa, efetivamente, com o aniquilamento de vidas inocentes.
Pergunta direta e sem rodeios.
Você está repetindo o expediente do Criaturo porque está mordido porque ele foi suspenso ou você realmente deseja agir como porta voz do Hamas?
GorduchoColega Patolino escreveu:Sim.Então... o Colega disseAo final da guerra,de Independência de Israel, certo❓Israel ocupou parte da Faixa de Gaza,Não.Israel ocupou-a na Guerra de '67.É o entendimento que tenho. Me corrija se estiver errado, claro.
Novamente, com apoio dos EUA, em 5 de junho de 1967, respondeu a um ataque militar dos egípcios e também contra jordanianos e sírios. No dia 10 de junho, o ataque israelense foi encerrado, com um saldo bastante positivo para eles: os israelenses haviam conquistado o Sinai, Jerusalém Oriental, Gaza e Golã. Esta última é ocupada por Israel até hoje
Agora sim👍
No fim da Guerra de Independência de Israel só o Egito ocupou. Acho que o próprio conceito da Faixa apareceu aí...