Religião é Veneno
A teoria do valor-trabalho, uma das bases do marxismo, está errada
Autor: Volpiceli | Categoria: Laicismo, Política e Economia | Visualizações: 88 Comentários: 5
Avatar
Volpiceli
2024-Abril-2
Comentários: 67
Tópicos criados: 32
A teoria do trabalho está errada
A economia e as opções econômicas são sempre sobre decisões atuais que causam resultados futuros

A maioria dos não economistas e todos os economistas marxistas, abençoados sejam, acredita na "teoria do valor-trabalho". Você provavelmente acredita. Abençoado seja também.

teoria do trabalho diz que o valor ou o preço de tudo, como seu apartamento, seu carro ou seu sorvete, consiste no trabalho humano que foi aplicado nele um dia. Nada mais. A terra ou o capital usados para fazer as coisas não são valores reais. Só os esforços praticados pelas pessoas importam.

Você mostra que acredita na teoria do trabalho quando diz coisas como "Os trabalhadores em greve que fabricam um novo jato de passageiros na Embraer em São José dos Campos merecem um aumento de salário. Afinal, eles fazem as coisas!", ou "Os enfermeiros no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo também merecem um aumento. Afinal, o que aconteceria se todos se demitissem amanhã?!"

Tais declarações indignadas também demonstram um espírito generoso. Bom para você. Você quer que as pessoas pobres ganhem bem. (Assim como todos os economistas, aliás.) Atribuir toda a produção aos trabalhadores pobres parece simplesmente justo –e até evidente. É o que também parecia para o abençoado Adam Smith, e para todos os economistas "clássicos" antes dos anos 1870, como o economista inglês David Ricardo, que inventou a teoria correta do comércio internacional, e Karl Marx, o economista alemão que inventou a teoria incorreta sobre como enriquecemos.

Na década de 1870, porém, os economistas de repente perceberam por que a teoria do trabalho está totalmente errada. A economia e as opções econômicas são sempre sobre decisões atuais que causam resultados futuros. Não têm a ver com a história. Você não pode "decidir" sobre o passado. Os custos fixos já foram gastos. Economia tem a ver com o que você deve fazer a seguir. Portanto, a teoria do valor correta é o "produto marginal", isto é, o produto futuro que obtemos de um pouquinho mais de trabalho, capital e terra. Os insumos já gastos não entram na conta.

A notícia ainda não chegou para economistas marxistas como Mariana Mazzucato, que portanto dá maus conselhos. Marx morreu em 1883, depois da "Revolução Marginal". Mas ele não reconheceu isso, deixando seus devotos seguidores no escuro, até hoje. Na antiga União Soviética, por exemplo, o capital investido era ignorado, resultando em erros grosseiros sobre a produção, tais como uma fábrica de tratores com dois quilômetros de extensão que produzia péssimos tratores.

Não siga Karl.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/deirdre-nansen-mccloskey/2024/03/a-teoria-do-trabalho-esta-errada.shtml
1
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
Judas
2024-Abril-2
Comentários: 495
Tópicos criados: 13
"Em matéria de economia aquilo que não é óbvio é besteira."

O óbvio é que a quantidade de trabalho gasto pra lixar uma mesa de madeira na mão não a faz mais cara do que outra lixada com máquina em menos de 1/10 do tempo.

O que não é óbvio é o que marxistas e keynesianos afirmam sobre o que quer que seja.
0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
Percival
2024-Abril-2
Comentários: 640
Tópicos criados: 20
Imagine My shock.
0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
Fernando_Silva
2024-Abril-2
Comentários: 731
Tópicos criados: 15
Não importa se você garimpou durante anos na selva amazônica ou se tropeçou numa pepita no seu quintal.
O ouro que você conseguiu terá o mesmo valor de venda.
Não há como escapar da Lei da Oferta e da Procura.

Quanto aos operários, não foram eles que construíram a fábrica nem compraram a matéria prima. Nem pagaram as contas de água, luz e tudo mais necessário para a fábrica funcionar.
Não foram eles que inventaram os produtos fabricados. Ou as máquinas que os produzem. Não foram eles que investiram muito dinheiro na empresa, com risco de perder tudo. E assim por diante.
Eles chegaram lá quando já estava tudo pronto, seu serviço consiste em operar uma máquina e mais nada.
Eles que agradeçam por alguém lhes ter dado um emprego e não encham o saco. Devem receber apenas aquilo que ficou acertado no contrato e pronto.
Se não estiverem satisfeitos, peçam demissão e deem lugar a outro.
0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
Percival
2024-Abril-2
Comentários: 640
Tópicos criados: 20
Princípio de Pareto?

O princípio de Pareto afirma que, para muitos trabalhos, 80% dos resultados resultam de 20% das causas. Em outras palavras, uma parte pequena das causas tem um efeito desproporcionalmente grande.
0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Avatar
LaraAS
2024-Abril-2
Comentários: 104
Tópicos criados: 2
Bom, pode até haver alguma coisa muito parecida com a tal de mais-valia, só um quinto, ou no máximo um quarto do valor, mas a maior parte dessa teoria não tem nada a ver, e sobretudo o que puder haver de verdade nisso, sempre vai ser necessário, sempre é necessário poupança e reinvestimento.
0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart