Carta do Senador Publio Lentulus a Tiberio Cesar descrevendo a aparência física de Jesus
“Sabendo que desejas conhecer quanto vou narrar, existindo nos nossos tempos um
homem, o qual vive atualmente de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo é inculcado o profeta da verdade, e os seus discípulos dizem que é filho de Deus, criador do céu e da terra e de todas as coisas que nela se acham e que nela tenham estado; em verdade, ó César, cada dia se ouvem coisas maravilhosas desse Jesus: ressuscita os mortos, cura os enfermos, em uma só palavra: é um homem de justa estatura e é muito belo no aspecto, e há tanta majestade no rosto, que aqueles que o veem são forçados a amá-lo ou temê-lo. Tem os cabelos da cor amêndoa bem madura, são distendidos até as orelhas, e das orelhas até as espáduas, são da cor da terra, porém mais reluzentes. “Tem no meio de sua fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso nos nazarenos, o seu rosto é cheio, o aspecto é muito
sereno, nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face, de uma cor moderada; o nariz e a boca são irrepreensíveis. A barba é espessa, mas semelhante aos cabelos, não muito longa, mas
separada pelo meio, seu olhar é muito afetuoso e grave; tem os olhos expressivos e claros, o
que surpreende é que resplandecem no seu rosto como os raios do sol, porém ninguém po-
de olhar fixo o seu semblante, porque quando resplende, apavora, e quando ameniza, faz
chorar; faz-se amar e é alegre com gravidade. “Diz-se que nunca ninguém o viu rir, mas,
antes, chorar. Tem os braços e as mãos muito belos; na palestra, contenta muito, mas o faz
raramente e, quando dele se aproxima, verifica se que é muito modesto na presença e na pes-
soa. É o mais belo homem que se possa imaginar, muito semelhante à sua mãe, a qual é de
uma rara beleza, não se tendo, jamais, visto por estas partes uma mulher tão bela, porém, se a
majestade tua, ó Cézar, deseja vê-lo, como no aviso passado escreveste, dá-me ordens, que
não faltarei de mandá-lo o mais depressa possível. De letras, faz-se admirar de toda a cidade
de Jerusalém; ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada. Ele caminha descalço e
sem coisa alguma na cabeça. Muitos se riem, vendo-o assim, porém em sua presença, falando com ele, tremem e admiram. Dizem que um tal homem nunca fora ouvido por estas partes.
Em verdade, segundo me dizem os hebreus, não se ouviram, jamais, tais conselhos, de
grande doutrina, como ensina este Jesus; muitos judeus o têm como Divino e muitos me que-
relam, afirmando que é contra a lei de Tua Majestade; eu sou grandemente molestado por
estes malignos hebreus. “Diz-se que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja, mas, ao contrário, aqueles eu o conhecem e com ele têm praticado, afirmam ter dele recebido grandes benefícios e saúde, porém à tua obediência estou prontíssimo, aquilo que Tua Majestade ordenar será cumprido. Vale, da Majestade Tua, fidelíssimo e obrigadíssimo... Públio Lentulus, presidente da Judéia Lindizione sétima, luna seconda.”
(Este documento foi encontrado no arquivo do Duque de Cesadini, em Roma. Essa carta, onde se faz o retrato físico e moral de Jesus, foi mandada de Jerusalém ao imperador Tibério César, em Roma, ao tempo de Jesus.)
A historicidade de Publio Lentulus e da tal carta é a mesma de Asterix, o gaulês e suas aventuras...
Igreja Católica sempre soube que era apócrifa – e.g. Enciclopédia Católica 1913. Mas pro espiritismo brasileiro apareceu como vera.
Revista Spirita d’O Porto junho/1900 publica ela sob o título A physionomia do Christo.
O Reformador 1900 - Julho 1 [pgs. 3 - 4] reproduz. Nota-se que a tal “carta” era novidade pro pessoal da FEB até então.
Patolinoseu olhar é muito afetuoso e grave; tem os olhos expressivos e claros
Olhos claros? Sei ...
Nota 1: cabelos longos para homens não eram bem vistos na época.
Nota 2: há um racismo enrustido nessa descrição.
A carta existe; é verdadeira?
Pode ser, pode não ser.
Quando se trata de fatos históricos que apenas se comprovam por narrativas, e mesmo alguns com documentação farta podem não corresponder à verdade dos fatos, é necessário certo nível se segurança entre o crer e o não crer. Em grade número de casos, cabe a quem examina, o veredito final, claro, para si mesmo ou seus simpatizantes.
Até hoje se nega a existência de um dos mais trágicos eventos da 2a.Guerra; o Holocausto.
Farta documentação e no entanto...
Jesus, o Cristo. Um personagem que em todos os países do mundo tem sua história conhecida e admirada e no entanto muitos negam a sua existência. É gosto de cada um.
Apenas os fatos da Ciência podem adquirir foros de verdade comprovada.
Uma opinião formada, cristalizada, é como um filho.. Não nos arredamos dele.
...Mostrar citação
Os essênios e os galileus usavam cabelos longos. Sansão tinha cabekis compridos. E eu me pergunto: uma narrativa tão discrepante, caso fosse falsa, não passa pela cabeça de seu autor? E o que ganharia com isso, principalmente sendo um persoagem histórico?
Colega PatolinoA carta existe;
❓❓❓
A carta teria vindo de Constantinopla, certo❓
Mas onde tá hoje esse original achado nos anais Romanos em 1421❓
🤔
PatolinoA carta existe; é verdadeira?Pode ser, pode não ser....Apenas os fatos da Ciência podem adquirir foros de verdade comprovada.
Bem... O chamado Método Histórico utiliza as ferramentas do Método Científico, mas no caso da tal Carta e do tal personagem não precisa ir muito longe para determinar sua falta de autenticidade, tanto que só os Espíritas insistem em encher a bola daquele texto.
Lembrando a associação que os Espíritas fazem entre o suposto Públio Lêntulo e Emmanuel, o único romano com nome hebraico e que, portanto demandava algumas explicações complementares.
...Mostrar citação
Quanto ao nome é simples: ele teve muitas outras encarnações depois de Lentulus. Inclusive com o nome de Manoel de Nobrega, o Jesuíta.
...Mostrar citação
Monoel da Nobrega não era o apresentador da praça é nossa antes do carlos alberto de nobrega?
...Mostrar citação
Onde a Bíblia diz que Jesus tinha cabelos longos?
Ou será que ele, mais tarde, foi representado assim baseado em outros deuses, como o egípcio Serápis, por falta absoluta de informações?
Ou talvez Hermes "O bom pastor".
1 Coríntios 11:14: "A própria natureza das coisas não ensina a vocês que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido?"
by: PatolinoE eu me pergunto: uma narrativa tão discrepante, caso fosse falsa, não passa pela cabeça de seu autor? E o que ganharia com isso, principalmente sendo um persoagem histórico?
A Bíblia é um festival de contradições e absurdos. Um a mais ou a menos não faria diferença.
Além do quê a historicidade do Jesus descrito nos Evangelhos é zero.
E nada sabemos sobre o sujeito sem nada de especial que teria originado a seita que depois foi transformada no cristianismo por Paulo.
Nesse vácuo, tudo pode ser imaginado ao gosto do crente.